
Atual campeão, o Botafogo trouxe reforços pontuais para o Estadual e não descarta novas chegadas durante a competição. A diretoria substituiu suas principais perdas, o zagueiro Igor Rabello e o volante Rodrigo Lindoso, pilares na última temporada, pelos jovens Gabriel, vindo do Atlético-MG, e Alex Santana, ex-Paraná. E manteve o restante da espinha dorsal de 2018.
As atenções do clube estarão para o meia João Paulo neste início de ano. O campeonato do ano passado, embora vencido pelo Alvinegro, tornou-se um pesadelo para o jogador, que sofreu fratura na perna direita após entrada de Rildo, do Vasco. João Paulo teve de passar por cirurgia e, após longa recuperação, só voltou a atuar em novembro.
Querido pela torcida, que festejou sua renovação de contrato até o fim de 2022, o meia é considerado peça-chave para o técnico Zé Ricardo. Pode atuar tanto como segundo volante, auxiliando a saída de bola, como um terceiro homem de meio-campo, aproximando-se dos atacantes. Aos 27 anos, é também um dos atletas mais experientes do elenco, que terá vários jovens revelados no Botafogo, alguns sem rodagem no profissional.
— É um grupo com uma característica muito específica: todos estão com muita vontade de crescer na profissão. Alguns, de recuperar o espaço — avaliou Zé Ricardo.
Em 2018, o mesmo Vasco que tirou João Paulo do Estadual foi o adversário do Alvinegro na decisão. Gatito, Marcinho, Carli, Gilson, Kieza, Pimpão, Luiz Fernando e Leo Valencia, todos cotados para o time titular este ano, foram campeões naquela final. Zé Ricardo, que à época era o treinador do Cruz-Maltino, sabe como o bicampeonato é desejado pela torcida.
— É uma competição charmosa. Sei o quanto é difícil. Vamos com muita expectativa, coragem e vontade de manter o título aqui — afirmou.
Machucado, Valencia é desfalque certo
Leo Valencia está fora do primeiro jogo do Botafogo no Estadual, neste domingo, às 19h, contra a Cabofriense, no Moacyrzão. O meia chileno, que se juntou à pré-temporada alguns dias depois da maioria do elenco, sofreu um trauma na panturrilha esquerda nos treinos desta semana e tem ficado em observação. Marcos Vinícius e Leandro Carvalho são as opções para preencher a vaga.
Após um início irregular no Alvinegro, Valencia virou titular em boa parte da última temporada. O Colo-Colo, do Chile, tem feito sondagens pelo meia, que anotou cinco gols no ano passado. O último deles decidiu um clássico contra o Flamengo, na reta final do Brasileiro.
O técnico Zé Ricardo indicou que pretende começar o Estadual com os remanescentes do ano passado. Com isso, os reforços — além de Gabriel e Alex Santana, vieram Diego Cavalieri (goleiro), Alan Santos (volante) e Gustavo Ferrareis (meia) — estarão no banco contra a Cabofriense.


Emilio Adam diz que torcida do Botafogo jamais pode ser desprezada, faz planos para TV e quer blogueiros perto do clube
Novo diretor de comunicação do Botafogo, Emilio Adam já mostrou suas credenciais ...
Jean, sobre Alex Santana no Botafogo: ‘Ele é um cavalo pra chutar’
A delegação do Botafogo desembarcou na noite desta quinta-feira (21) no aeroporto ...
Com sombra de meias no Botafogo, Luiz Fernando, mais uma vez, não rende centralizado
O Botafogo não se acuou e conquistou a classificação na Copa Sul-Americana ...
Marcinho considera expulsão injusta e avalia atuação: ‘Fizemos bom papel na direita’
O Botafogo vencia por 1 a 0 quando, aos 23 minutos do segundo tempo, o lateral-direito ...
CBF irá propor assumir custo do VAR, restrição a trocas de técnicos e nova Supercopa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que apresentará ao Conselho ...
Emilio Adam é o novo diretor de comunicação do Botafogo
Três semanas depois da demissão de Marcio Padilha, o Botafogo escolheu a nova ...
Erik lidera Botafogo, encanta Jefferson e ganha até ‘vaquinha’ da torcida
Erik e Botafogo vivem uma lua-de-mel desde o ano passado. Autor de dois gols ...