Apontado como azarão por grande parte da mídia, o Botafogo está matematicamente classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América com uma rodada de antecedência. E, por incrível que pareça, o Glorioso ainda tem chances matemáticas de terminar com a melhor campanha de todas na primeira fase. Só matemáticas mesmo…

O dono da melhor campanha atualmente é o Atlético-MG, que já fez seis jogos e tem 13 pontos, com um saldo de 11 gols. O Botafogo tem, hoje, 10 pontos e saldo 2. Para ultrapassar o Galo, teria de aplicar uma goleada de 10 a 0 sobre o Estudiantes, em Quilmes.

Além disso, o River Plate, que também tem 13 pontos, ainda joga na rodada e recebe na quinta-feira o Independiente Medellín no Monumental de Núñez, podendo chegar aos 16 pontos. Um empate já garante aos argentinos a melhor campanha no geral sem depender de outros resultados, o que daria a oportunidade de decidir todos os jogos do mata-mata em casa.

Jogadores do Botafogo comemoram a classificação para as oitavas de final da Libertadores

Botafogo está fazendo história na Libertadores (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

Das equipes que ainda brigam para terminar como a melhor campanha, o Botafogo é quem tem a pior situação. E, deste grupo, apenas um não está classificado – é o Palmeiras, que recebe na quarta-feira o Atlético Tucumán.

Lembrando que os confrontos das oitavas de final, entre os primeiros contra os segundos, serão definidos por sorteio pela Conmebol, no dia 14 de junho. A campanha na primeira fase será critério para definir os mandos de campo nas fases seguintes – nas oitavas, o campeão do grupo tem o direito de fazer o segundo jogo em casa.

O levantamento foi feito com base também na punição à Chapecoense, que deve perder os pontos por ter escalado de forma irregular o zagueiro Luis Otávio contra o Lanús. A Conmebol deve aplicar o resultado de 3 a 0 a favor da equipe argentina, que perdeu em campo por 2 a 1 na semana passada.

Veja a situação das equipes com chances matemáticas de terminar em primeiro no geral:

CLUBEPGJSGGP
Atlético-MG136+1117
River Plate135+613
Lanús105+912
Grêmio105+511
Palmeiras105+210
Guaraní-PAR105+29
Barcelona105+27
BOTAFOGO105+26

Jogos das equipes envolvidas:

Ter 19h30 – Nacional-URU x Lanús
Qua 21h45 – Palmeiras x Atlético Tucumán
Qui 19h30 – River Plate x Independiente Medellín
Qui 21h45 – Grêmio x Zamora
Qui 21h45 – Guaraní-PAR x Deportes Iquique
Qui 21h45 – Atlético Nacional x Barcelona-EQU
Qui 21h45 – Estudiantes x BOTAFOGO

Fonte: Redação FogãoNET