Ao Botafogo, só a vitória interessa. Na luta para se afastar da zona de rebaixamento — hoje são quatro pontos à frente do Vitória, 17º colocado — não existe mais tempo para tropeços. Afinal, restam seis rodadas. Mas o Alvinegro também tem uma marca para defender no sábado, contra o Flamengo, no Nilton Santos. Desde 2006, a equipe não é derrotada por um rival carioca no turno e no returno do Campeonato Brasileiro.

Na última fez que sofreu duas derrotas para um adversário do Rio em Brasileiros, o algoz foi justamente o Flamengo, mesmo time que pode repetir o feito agora. Vitória rubro-negra por 1 a 0 (primeiro turno) e 2 a 0 no segundo da competição.

Neste ano, o Botafogo bateu Vasco e Fluminense logo na primeira metade do Brasileiro — no returno perdeu para o Tricolor e empatou com o Cruz-Maltino. Contra o Flamengo, sofreu uma derrota no Maracanã por 2 a 0. Jogo que ficou marcado também, pela dividia entre Lucas Paquetá e Jefferson, que teve múltiplas lesões e segue fora até o hoje.

Com os resultados até aqui, o Botafogo arrancou sete de 15 pontos possíveis dos rivais cariocas. Se vencer o Flamengo, iguala os dez pontos em clássicos que somou no Campeonato Brasileiro do ano passado. O melhor aproveitamento em clássicos do clube na história dos pontos corridos é de 2012, quando não perdeu nenhum e somou 12 dos 18 pontos possíveis. A pior é de 2005, quando fez apenas um ponto, com cinco derrotas e um empate.

Fonte: Extra Online