O Botafogo entrará em campo pela última vez em 2019. Neste domingo, a equipe comandada por Alberto Valentim enfrenta o Ceará, às 16h, no Estádio Nilton Santos, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo, a projeção do ano que vem e o possível fim de um jejum que já dura quatro anos.

A equipe carioca não vence o Ceará desde 2014. Pior ainda: neste período, o Botafogo sequer marcou um gol contra o Vozão. O jejum corresponde a cinco partidas, com quatro empates – todos por zero a zero, vale ressaltar – e um triunfo do time cearense.

As partidas diante Botafogo e Ceará nos últimos tempos, portanto, têm sido marcadas por poucos gols. A última vez que o Alvinegro triunfou diante do rival deste domingo, contudo, foi marcada por emoção: em 2014, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Glorioso garantiu a classificação à fase seguinte de forma heroica, com dois gols nos acréscimos – um de Cachito Ramírez e outro de André Bahia -, vencendo por 4 a 3 no Castelão.

Em 2019, a tendência é que isto seja diferente. As duas equipes ainda brigam por algo na última rodada: o Botafogo luta por uma vaga na Sul-Americana e torce contra o Fluminense, que enfrenta o Corinthians. O Ceará, por sua vez, tenta fugir da zona de rebaixamento e depende só de si em um duelo particular com o Cruzeiro.

Portanto, as duas equipes entrarão em campo brigando por algo. Ao Glorioso, além do jejum vivido contra o Ceará, a partida vale uma classificação para a Copa Sul-Americana e uma renda extra já pensando na próxima temporada, que será a de transição para o modelo de gestão de clube-empresa.

JEJUM DO BOTAFOGO CONTRA O CEARÁ:

14/09/2019 – Ceará 0 x 0 Botafogo
15/10/2018 – Ceará 0 x 0 Botafogo
06/06/2018 – Botafogo 0 x 0 Ceará
20/10/2015 – Botafogo 0 x 1 Ceará
07/07/2015 – Ceará 0 x 0 Botafogo

Fonte: Terra