O torcedor do Botafogo não está muito animado com a possibilidade de conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Se para um gigante isso está longe de ser motivo de orgulho, a disputa sempre foi muito acirrada. Tanto que o futebol carioca sequer aparece entre os mais vitoriosos na Segundona. O estado tem apenas dois títulos e, se ganhar do ABC nesta sexta-feira, o Glorioso vai ganhar o terceiro caneco para o Rio de Janeiro.

A primeira vez que o Rio de Janeiro ganhou a Série B foi em 1982, com o modesto Campo Grande, que sequer disputa a Primeira Divisão do Campeonato Carioca atualmente. O estado só voltou a erguer o caneco em 2009, pelos pés do Vasco, que também comemorou de maneira discreta, como deve acontecer com o Botafogo.

Concorrentes na luta pelo título, Vitória pode dar ao estado da Bahia o primeiro caneco da Série B, enquanto que o América-MG luta pelo quinto título de Minas Gerais. O próprio Coelho foi campeão na edição de 1997.

São Paulo é o estado mais vitorioso da história da Série B com nove títulos, três a mais que o Paraná. Abaixo a relação do número de títulos por estado:

São Paulo: 9

Paraná: 6

Minas Gerais: 4

Pará: 3

Rio Grande do Sul: 2

Brasília: 2

Rio de Janeiro: 2

Santa Catarina: 2

Goiás: 2

Pernambuco: 1

Maranhão: 1

Fonte: Yahoo! Esportes