Desde a era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro da Série B, o Corinthians aparecia com o início mais arrasador entre os campeões. Em oito rodadas, foram seis vitórias e apenas dois empates, campanha que dificilmente seria batida, até que o Botafogo resolveu aparecer. Com o triunfo diante do Oeste, o Fogão se igualou ao Timão, pode o ultrapassar diante do Boa Esporte e empatar com o Guarani. Sim, o Bugre não levantou a taça, mas tem no currículo o fato de ser a equipe com o melhor início da competição.

OS CAMPEÕES
Falando apenas dos times que se sagrarão campeão, o Corinthians, na sétima rodada, aparecia com 19 pontos, mesma pontuação do líder Botafogo. Na oitava, porém, o Timão empatou com o Bragantino, deixando caminho livre para o Fogão assumir a “ponta”. Para isso, precisa de uma vitória contra o Boa Esporte, em pleno Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.

Os olhares estão voltados ao Botafogo, mas outro time também pode bater esse recorde. O Náutico aparece na vice-liderança desta edição com 16 pontos, mas ainda não entrou em campo pela sétima rodada. Então, o Timbu tem mais dois jogos. Caso conquiste os seis pontos e o Fogão tropece, ficará com a melhor campanha de todos os tempos nesse início de Série B.

No sábado, o Náutico enfrenta o Atlético-GO, fora de casa, no Serra Dourada, enquanto que na oitava rodada recebe o Paysandu na Arena Pernambuco.

Existe, porém, uma pequena diferença entre as campanhas. O Corinthians sofreu o seu primeiro tropeço apenas na sétima rodada, quando empatou com a Ponte Preta, enquanto que o Botafogo ficou no 0 a 0 diante do Atlético-GO na terceira rodada. O Náutico foi na quarta, no 1 a 1 com o Sampaio Corrêa.

Atrás do Corinthians na disputa pela melhor campanha da Série B está o Palmeiras, que computava 15 pontos na sétima rodada, Portuguesa, em 2011, Coritiba, em 2010, e Joinville, em 2014, somavam 14.

GUARANI, A SURPRESA!
Agora vamos falar de todas as campanhas da Série B. O Guarani é o que aparece melhor colocado. Em 2009, o Bugre tinha na oitava rodada 22 pontos, algo que pode ser igualado por Botafogo e Náutico, se ambas as equipes continuarem nesse ritmo. Na ocasião, o clube campineiro acabou caindo de produção no final, mas conquistou o acesso.

Além do Guarani outro dois clubes chamaram a atenção com suas respectivas campanhas. Em 2013, a Chapecoense somava 20 pontos, enquanto que, em 2012, o Criciúma fez 21. Todos ficaram atrás do Bugre e podem ser ultrapassados por Botafogo e Náutico

Confira as melhores campanhas da Série B após 8 rodadas:
2006: Sport – 17 pontos (não foi campeão)
2007: Criciúma – 19 pontos (não foi campeão)
2008: Corinthians – 20 pontos (campeão)
2009: Guarani – 22 pontos (não foi campeão)
2010: Náutico – 17 pontos (não foi campeão)
2011: Portuguesa – 17 pontos (campeão)
2012: Criciúma – 21 pontos (não foi campeão)
2013: Chapecoense – 20 pontos (não foi campeão)
2014: Joinville – 14 pontos

Fonte: Futebol Interior