Na 13ª colocação, com apenas nove pontos conquistados, o Botafogo não teve o melhor começo de Campeonato Brasileiro. O time chegou a figurar na zona de rebaixamento, mas ganhou novo fôlego após bons resultados fora de casa, como o triunfo de 2 a 0 sobre o Palmeiras e o empate por 1 a 1 com o Corinthians. A paralisação da competição para a disputa da Copa motivou o elenco, que projeta um Alvinegro lutando na parte de cima da tabela de classificação. Apesar disso, os jogadores evitam fazer cálculos e querem pensar o Brasileirão jogo a jogo.
“Temos que pensar em ganhar os jogos, concentrando em um jogo de cada vez. Sabemos que o Botafogo tem condições de estar em uma melhor colocação na tabela de classificação e esse período de treinos será muito positivo para a melhora da equipe. O ideal é não fazer projeções em longo prazo”, disse o zagueiro Dória.
Na visão do meio-campista Daniel, os primeiros jogos do Campeonato Brasileiro foram sofridos porque os jogadores ainda estavam se adaptando ao técnico Vagner Mancini que, por sua vez, estava conhecendo o plantel. “O Botafogo tem condições para estar lutando por ambições maiores do que apenas se afastar da zona de rebaixamento. O começo no Campeonato Brasileiro não foi dos melhores, mas após o treinador nos passar sua filosofia de trabalho, mostramos uma evolução e os últimos resultados antes da paralisação nos ajudaram bastante”, afirmou o jogador.
O volante argentino Mario Bolatti pensa de maneira parecida. “A equipe tem potencial para brigar mais na frente e vamos mostrar isso quando o campeonato recomeçar. Sabemos de nossa qualidade para ter um desempenho positivo. Temos que pensar em um jogo de cada vez. Isso pode ser a chave para termos sucesso”, disse o volante argentino.

Dentro de campo, os jogadores seguem treinando no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro (RJ). A reestreia no Campeonato Brasileiro será no dia 16 de julho, diante do Sport na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Antes disso o elenco vai realizar um período de treinos no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local já foi utilizado pelos alvinegros em anos anteriores.
Fora de campo, a diretoria iniciou negociações com o lateral direito Edilson a fim de renovar o contrato do jogador, que vem atuando improvisado no meio-de-campo. Ele tem vínculo somente até o fim do ano e a partir de julho estará livre para assinar pré-contrato com outro clube se o compromisso com o Glorioso tiver expirado. Outros jogadores com a mesma situação de Edilson deverão ser procurados mais tarde, pois ainda estão tendo a situação analisada pelos dirigentes do Botafogo.