Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

25/04/21 às 18:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Macaé
MAC

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

1

X

0

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

1

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Botafogo recebe o Atlético-GO para evitar projeção matemática que prevê queda a partir da 33ª rodada

5 comentários

Compartilhe

Botafogo recebe o Atlético-GO para evitar projeção matemática que prevê queda a partir da 33ª rodada
Vitor Silva/Botafogo

A cada rodada, a situação do Botafogo é mais crítica. Inclusive, a matemática já é capaz de projetar quando a queda para a Série B será consumada. Ainda não vai ser nesta quarta-feira, contra o Atlético-GO, no Nilton Santos, às 17h.

A nove pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento, o Alvinegro só poderá cair matematicamente a partir da 33ª rodada. Risco ínfimo, segundo o matemático Gilcione Nonato da Costa, do departamento de matemática da UGMG.

— Mesmo que perca os próximos dois jogos, o Botafogo não cai agora. Contra o Palmeiras, seria um azar extremo, há uma chance de 1/10 mil. A partir da 34ª rodada, contra o Sport, já é bem mais possível — afirma o matemático.

A projeção de Gilcione mostra grandes chances de o Botafogo cair com três rodadas de antecedência. Esta seria uma das apostas do especialista.

— Mantendo a tendência atual do Botafogo, cai na 35ª ou na 36ª. Apostaria que na 35ª, contra o Grêmio, não tem mais mais o que fazer — completa.

A conta leva em consideração o rendimento do Botafogo, os adversários e os jogos dos concorrentes diretos. Em último lugar na tabela, só algo perto de um milagre para salvar o Alvinegro do terceiro rebaixamento. Ainda que nesta edição o ponto de corte seja parecido com o do ano passado. Em 2019, o Ceará escapou da Série B com 39 pontos.

Gilcione acredita que com 41 pontos há uma boa chance de se manter na Série A. Com 42 pontos, é praticamente garantido.

Para isso, o Botafogo teria de marcar 19 pontos em 24 possíveis. Ou seja, seis vitórias e um empate. Podendo perder apenas uma vez. Um aproveitamento de quase 80%, percentual de campeão.

— Principal característica do time que luta para não cair é ser fraco como mandante. E o Botafogo é o pior disparado — conclui o matemático.

Fonte: Extra Online

Comentários