Amanhã (10), às 19h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, o Botafogo entra em campo para mais um jogo decisivo na luta contra o rebaixamento. Desta vez, o duelo é contra o rival Flamengo. Ocupando a 14ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, o Glorioso está a quatro do Vitória, time que abre o Z-4. No primeiro turno da competição, no Maracanã, jogando como visitante, o Alvinegro carioca foi derrotado pelo Rubro-Negro por 2 a 0.

Se pegarmos somente os jogos pelo Brasileirão, lembrando que em 2015 as equipes não se enfrentaram pela competição, pois o Botafogo estava na Série B, o Glorioso tem um retrospecto melhor nos últimos dez encontros, tirando o duelo no primeiro turno deste ano. Em casa, o Clube da Estrela Solitária venceu três e empatou duas. Já como visitante, ficou na igualdade em quatro partidas e foi derrotado em uma.

Retrospecto contra o Flamengo

2012: Empate – 0 a 0 (C) | Empate – 2 a 2 (F)

2013: Vitória – 2 a 1 (C) | Empate – 1 a 1 (F)

2014: Vitória – 2 a 1 (C) | Derrota – 1 a 0 (F)

2016: Empate – 3 a 3 (C) | Empate – 0 a 0 (F)

2017: Vitória – 2 a 0 (C) | Empate – 0 a 0 (F)

Reforço nas finanças alvinegras

Por ser o clube formador de Vitinho, o Botafogo tinha direito a uma porcentagem da venda do jogador. O Flamengo comprou o atleta junto ao CSKA, da Rússia, por 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 43 milhões). Esta se tornou a contratação mais cara da história do clube da Gávea. O Glorioso teve direito a 1,16 % do montante, cerca de R$ 400 mil. Coincidentemente, o atacante é a maior venda do Alvinegro carioca, que o liberou para a equipe russa pela mesma quantia.

Vitinho chegou ao Botafogo em 2011, vindo do Audax. Em 2012, estreou pela equipe profissional. Foram dois naquele ano. Em 2013, se firmou de vez na equipe então comandada por Oswaldo de Oliveira. Em agosto, veio a proposta do CSKA. O jogador disputou 41 jogos com a camisa alvinegra e marcou 11 gols.

No Flamengo, Vitinho ainda não demonstrou o grande futebol que dele se espera. Até o momento, em 22 jogos, balançou as redes apenas duas vezes.