O Botafogo está perto de conseguir o que parecia impossível no começo do Campeonato Brasileiro: uma vaga na Copa Libertadores da América. Mesmo com um elenco considerado modesto, a equipe alvinegra vai conseguindo, no segundo turno da competição, uma reação que fez o time pular da 17ª colocação para a quinta posição.
Se já não bastasse a ausência de medalhões, o técnico Jair Ventura está precisando quebrar a cabeça para driblar os obstáculos, como os jogadores machucados que desfalcam a equipe. Até o momento, foram 25 lesões na temporada, sendo 19 atletas machucados. O último a sofrer foi o atacante Canales, que foi submetido à uma cirurgia no pé esquerdo.
Confira abaixo a lista dos jogadores machucados nesta temporada:
Jefferson: Precisou passar por uma cirurgia no braço esquerdo e desfalca o Botafogo desde maio. O goleiro não tem previsão para retornar aos gramados.
Saulo: Operou o joelho esquerdo e deve voltar a treinar em novembro.
Luis Ricardo: Além de ter sofrido lesão na coxa direita, ainda no primeiro semestre, o lateral direito fraturou o tornozelo esquerdo, em setembro, e só volta a atuar na próxima temporada.
Joel Carli: O xerife da zaga do Botafogo vive grande momento no clube. Mas, no primeiro semestre, sofreu com uma lesão na coxa esquerda.
Emerson Santos: Companheiro de Carli, o jovem jogador sofreu lesão na coxa direita, quando ainda disputava o Campeonato Carioca e custou a ficar 100%.
Diogo Barbosa: No dia 1º de outubro, diante do Corinthians, em partida que marcou gol, o lateral esquerdo teve uma grave lesão no tornozelo direito e, desde então, está fora da equipe. Vale ressaltar que, ainda no começo da temporada, o atleta sofreu lesão na coxa esquerda.
Airton: O volante vive a sua melhor temporada com a camisa do Botafogo. Durante o Campeonato Carioca, Airton precisou passar por uma cirurgia na coxa esquerda e demorou mais de um mês para se recuperar.
Dudu Cearense: Chegou ao Botafogo no meio da temporada e, em seu primeiro jogo, sentiu uma grave lesão no joelho esquerdo e demorou para adquirir 100% da forma física.
Fernandes: No primeiro semestre, o volante sofreu uma lesão na coxa direita. Quando se recuperou e vivia um grande momento na temporada, Fernandes teve uma entorse no tornozelo esquerdo. Está fora do time desde o dia 4 de setembro.
Rodrigo Lindoso: Outro a sentir a coxa direita. Por conta dessa lesão, Lindoso já desfalcou o time algumas vezes nesta temporada.
Leandrinho: Considerado uma das promessas alvinegras, o jovem meia sentiu a coxa esquerda, mas está recuperado e vem ajudando o técnico Jair Ventura.
Octávio: Assim como Leandrinho, o meia Octávio, que foi emprestado ao Tupi-MG, sofreu com lesão na coxa esquerda.
Lizio: O meia boliviano chegou para ser o camisa 10 do Botafogo. Porém, ficou mais tempo no departamento médico do que no campo. Com sérios problemas no púbis, Lizio ainda não atuou no Campeonato Brasileiro.
Ribamar: Em julho deste ano, o atacante se despediu de General Severiano. Mas antes de dizer adeus, Ribamar ajudou o Botafogo a chegar na final do Campeonato Carioca. Nesse período, sofreu com lesão na coxa esquerda.
Luis Henrique: O jovem atacante está tendo uma temporada para ser esquecida. Além de não estar tendo oportunidades, Luis sofreu com lesão na coxa esquerda.
Rodrigo Pimpão: Desde que voltou ao Botafogo, o atacante sofreu para ficar 100% recuperado da lesão que sentiu na coxa esquerda. Depois de muita luta, parece que Pimpão, enfim, está na sua melhor forma física. Nos dois últimos jogos, o atleta marcou duas vezes.
Sassá: O artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro vive grande fase em General Severiano, mas sofreu com lesão na coxa direita antes de chegar ao seu auge na carreira.
Neilton: Parceiro de ataque de Sassá, Neilton foi outro que sentiu lesão na coxa, mas foi na esquerda.
Canales: Nesta semana, o atacante precisou passar por uma cirurgia no pé esquerdo e só retorna aos gramados em 2017.