Apesar dos problemas extracampo, a última rodada da Taça Guanabara terá a definição de seu vencedor e dos confrontos das semifinais do Estadual movimentando a quarta-feira de cinco torcidas. Com a disputa indefinida, o Jogo Extra pediu ajuda ao matemático Tristão Garcia para saber quais os favoritos a conquista da taça e as vagas na próxima fase.

Já classificados, Flamengo e Botafogo jogam contra Nova Iguaçu e Macaé, respectivamente, para saber quem ficará com a Taça Guanabara. Com dois pontos de vantagem, o Rubro-negro tem 70% de chances de sagrar-se campeão, segundo o matemático. O fato de jogar em campo neutro, dá ainda mais vantagem ao time de Luxemburgo.

O Flamengo conquista o título em caso de vitória. Um empate deixa os rubro-negros na dependência do resultado do Botafogo. As campanhas dos dois líderes são tão parecidas que, em caso de vitória simples do Alvinegro e empate do Rubro-negro, o confronto direto entre os dois deixaria o título em General Severiano.

— As campanhas são muito parecidas. Os dois podem ficar empatados em pontos, número de vitórias, saldo de gols e gols marcados. O confronto direto decidiria o título para o Botafogo — explicou Tristão.

 

Panorama de classificação para as semifinais do Estadual
Panorama de classificação para as semifinais do Estadual

Os cálculos para as duas vagas restantes são simples segundo Tristão. Para o matemático, o Vasco tem 99% de garantir vaga às semifinais. Só uma derrota, em São Januário, para o Volta Redonda e uma derrota do Madureira por uma diferença inferior a sua tiraria o Cruz-Maltino da próxima fase.

A ‘decisão’ antecipada acontece em Volta Redonda. Em campo neutro, Madureira e Fluminense se enfrentam. Com dois pontos à frente do Tricolor, o Madureira possui 51% de chance de se classificar. O Flu, por sua vez, possui 50%. Segundo o matemático, o fato de não jogar na casa do adversário e de depender apenas de si deixam as chaces do time de Ricardo Drubscky quase iguais as dos rival.

— O Fluminense não terá de enfrentar o Madureira em Conselheiro Galvão e ainda terá mais torcida presente. As chances de ambos são praticamente iguais — avaliou o matemático.

Confira as chances, o que cada um precisa na última rodada e as possíveis combinações:

As chances

De título

Flamengo 70%

Botafogo 30%

De classificação

Vasco 99%

Madureira 51%

Fluminense 50%

O que cada um precisa

Flamengo

Vitória – Campeão

Empate e derrota – Torcer para que o Botafogo não vença.

Botafogo

Vitória por mais de dois gols – Empate do Flamengo dá título pelo saldo de gols

Vitória por um gol de diferença – Empate do Flamengo dá o título ao Botafogo pela vitória no clássico contra o rival.

Vasco

Vitória – Fica em terceiro

Empate – Torcer para empate entre Madureira e Fluminense para ficar em terceiro. Em caso de vencedor, fica em quarto.

Derrota – Fica em quarto em caso de vitória do Madureira. Fica em quinto em caso de vitória do Fluminense por uma diferença de gols inferior a sua derrota.

Por exemplo: Vasco perde de 2 a 0 e Madureira de 1 a 0 = Vasco fora.

Madureira

Vitória – Fica em terceiro em caso de empate ou derrota do Vasco. Fica em quarto em caso de vitória do Vasco.

Empate – Fica em terceiro em caso de derrota do Vasco. Em caso de empate do Vasco, fica em quarto.

Derrota – Eliminado.

Fluminense

Vitória – Fica em terceiro em caso de derrota ou empate do Vasco. Caso o Vasco vença, fica em quarto.

Empate – Eliminado.

Derrota – Eliminado.

Cruzamentos*

Flamengo

Flamengo pega o Vasco em caso de derrota do Cruz-Maltino com diferença de gols inferior a derrota do Madureira para o Fluminense, em caso de empate entre Madureira x Fluminense, ou caso o Madureira vença.

Flamengo pega o Madureira em caso de empate do Tricolor suburbano com o Fluminense, somado a vitória ou empate do Vasco.

Flamengo pega o Fluminense em caso de vitória do Tricolor sobre o Madureira, e triunfo do Vasco.

Botafogo

Botafogo pega o Vasco em caso de vitória Cruz-Maltina, ou após empates nos jogos Vasco x Volta Redonda e Madureira x Fluminense.

Botafogo pega o Madureira caso o Tricolor suburbano vença seu jogo e o Vasco, no mínimo, empate. Ou em caso de empate do Madureira e derrota do Vasco.

Botafogo pega o Fluminense caso o Tricolor vença seu jogo e o Vasco, no mínimo, empate.

(*com Flamengo em primeiro e Botafogo em segundo. Caso o Alvinegro seja campeão, as situações se invertem).

Fonte: Extra Online