Campeão brasileiro, o Corinthians foi também o time de melhor desempenho em pontos ganhos na temporada 2015, consideradas todas as competições. Ocupa posição que era do Cruzeiro nos dois últimos anos. Quem teve o segundo melhor rendimento no ano foi o Santos.

O ranking é elaborado pelo blog com as 12 principais equipes do Brasil. Leva em conta os pontos obtidos percentualmente em relação ao número de jogos disputados. Neste ano, o blog decidiu desconsiderar equipes que disputaram o Brasileiro da Série B porque essas distorciam a relação.

Ao se observar o ano inteiro, é notável a evolução dos times paulistas que retomaram o domínio nacional no lugar dos mineiros. Fora a liderança do Corinthians, as equipes do Estado ficam com quatro das sete primeiras posições. Por isso, ganharam os dois principais títulos nacionais, e três vagas na Libertadores.

A formação comandada por Tite aparece bem na frente com 69,15% dos pontos que disputou, um patamar superior ao do Cruzeiro de 2014. O time só fica atrás da equipe cruzeirense de 2013 que chegou a 75%. A regularidade do Santos em todas as competições o coloca em segundo com 63,38%.

Minas Gerais sofreu uma queda pelo fracasso do Cruzeiro no ano, o Galo teve pequena oscilação negativa. Em compensação, houve uma ascensão dos gaúchos, Grêmio e Internacional, que foi quem mais jogou no ano (74 partidas). Além do Brasileiro, ressalte-se que pesa para esse resultado o maior número de jogos do Gauchão em relação ao de Mineiro.

O Rio de Janeiro ficou, mais uma vez, como o pior entre os Estados mais fortes do país. O melhor carioca foi o Flamengo com apenas 53,76% dos pontos obtidos. Rebaixado, o Vasco aparece em 10o, e o Fluminense em último apesar de ter chegado à semifinal da Copa do Brasil.

O blog sempre ressalta que os níveis diferentes dos Estaduais, ou o fato de os times disputarem competições fortes como a Libertadores, interfere no resultado do ranking. Foram contabilizados pontos do Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e regionais.  Veja abaixo a posição de cada time:

1o Corinthians –  69,15%

2o Santos – 63,38%

3o Grêmio – 62,69%

4o Internacional – 59,9%

5o Atlético-MG – 58,2%

6o São Paulo – 57,49%

7o Palmeiras – 56,1%

8o Flamengo – 53,76%

9o Cruzeiro – 52,32%

10o Vasco – 51,24%

11o Fluminense – 50,27%

OBS: O Botafogo teve o segundo melhor desempenho do ano entre os grandes, com 64,55 %, mas como disputou a Série B fica fora do ranking

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL