O Botafogo está acertando uma parceria com o Al Wahda, time dos Emirados Árabes Unidos, para que jogadores do clube árabe fiquem um período de até 40 dias treinando com o grupo sub-18 do clube carioca.

Divulgação/Botafogo
Clube disputou torneio nos Emirados de 12 a 20 de abril

O interesse surgiu com a participação do Botafogo na Zayed Cup Sub-18, torneio disputado de 12 a 20 de abril, em Abu Dhabi, e que teve o clube do Rio de Janeiro como campeão.

“Nesse torneio, vimos jogadores com muito potencial para fazer parte do grupo. Em breve, eles devem estar no Brasil”, afirma Felipe Arantes, diretor do departamento internacional do Botafogo.

Segundo o executivo, está havendo uma mudança no perfil de jogadores procurados pelos clubes árabes, que costumavam buscar por nomes já consagrados no mercado. “Eles (os árabes) estão buscando jogadores com potencial para ir para a Europa. O objetivo do Al Wahda é levar jogadores com potencial para se desenvolverem lá”, explica Arantes.

Ele diz que o Botafogo ficou interessado em três a cinco jogadores da categoria sub-18 do clube árabe que atuam no meio de campo e como meia-atacante. Os atletas devem treinar no clube por um período de 30 dias, que pode ser estendido para 40.

“Há um período para adaptação da alimentação e também da religião, para que eles encontrem locais para fazer suas orações. Se tivermos que aumentar o intercâmbio em 10 dias, não tem problema”, destaca diretor do Botafogo.

Na parceria para o intercâmbio de atletas, o clube árabe é responsável pelas passagens e o time brasileiro oferece alimentação e estadia aos atletas. De acordo com Arantes, existe também a possibilidade de o Botafogo enviar jogadores para treinarem nos Emirados.

“Eles ganham amadurecimento cultural e conhecem novas condições de jogo”, avalia, sobre as vantagens que os atletas brasileiros podem ter ao treinar no Golfo. Sobre os árabes que virão para o Brasil, Arantes diz que eles serão avaliados durante o período de treinamento no clube. “Vamos ver como eles se adaptam ao país e, daí, pode surgir um contrato”, completa.

Atualmente, o Botafogo conta com dois jogadores do Haiti, um da Noruega e um da China fazendo intercâmbio em suas equipes. O clube também já recebeu atletas dos Estados Unidos e da Libéria.

Zayed Cup

O Botafogo foi o primeiro time brasileiro a participar da Zayed Cup Sub-18. O torneio também contou com a participação do time da casa, o Al Wahda, do Al Zamalek e do Al Ahli, do Egito, do Atlético de Madrid, da Espanha, e do Al Rajaa, do Marrocos.

O campeonato foi de pontos corridos e o clube carioca teve três vitórias e apenas uma derrota. O último jogo, contra o clube marroquino, acabou em 3×3.

Fonte: Anba.com.br