Um dos principais destaques da campanha gloriosa do Botafogo no último Campeonato Brasileiro, quando deixou a equipe no quinto lugar e classificada para a Conmebol Libertadores Bridgestone de 2017, Jair Ventura é o amuleto da torcida alvinegra para desbancar o Colo-Colo (CHI) e se garantir na terceira fase do torneio continental. Como visitante, contando as partidas do nacional do ano passado, ele tem um aproveitamento superior ao do campeão Palmeiras; 63,3% contra 59,6% do Verdão.

Ao longo do Brasileirão 2016, sob a batuta de Jair, o Botafogo fez dez jogos fora de casa e conseguiu seis vitórias, três derrotas e um empate. O excelente desempenho veio graças ao estilo de jogo compacto implatado pelo treinador: foram apenas três gols sofridos, muito por conta da forte marcação da trinca de volantes no meio-campo, marca do técnico no ano passado. Por conta do sucesso, o comandante deve voltar com o esquema para a partida decisiva em Santiago. Um dos atacantes, Roger ou Rodrigo Pimpão, deve ser sacado para a entrada de um cabeça de área. João Paulo e Rodrigo Lindoso correm por fora.

 

Caso o Botafogo repita o sucesso do ano passado e volte a vencer fora de casa, Jair Ventura vai igualar um feito do pai e quebrar um jejum do clube, que não vence uma partida de Libertadores como visitante desde a edição de 1973. Na ocasião, no Uruguai, o Glorioso bateu o Nacional por 2 a 1, e o gol da vitória foi marcado por ninguém menos do que Jairzinho, um dos maiores ídolos da história do clube e pai do comandante alvinegro. De lá pra cá, são 10 partidas disputadas em países vizinhos, com oito derrotas e dois empates.

Depois de vencer no Nilton Santos por 2 a 1, o Botafogo tem a vantagem do empate na volta para se classificar. Os chilenos avançam com a vitória por 1 a 0 ou qualquer placar acima de dois gols de diferença. O 2 a 1 para os donos da casa leva a decisão para os pênaltis. Derrotas por um gol de diferença, acima de um 3 a 2, classificam os cariocas. Essa batalha você acompanha no FOX Sports e noAPP FOX Sports, nesta quarta-feira (8 de fevereiro), a partir das 21h.

Fonte: Fox Sports