O Botafogo começou nesta segunda-feira a semana de preparação para o Campeonato Brasileiro. A estreia na competição será neste domingo, às 19h (de Brasília), na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), diante do Grêmio. Os jogadores alvinegros entendem que o time deve pegar o ano de 2016 como modelo para evitar um mau começo. No ano passado, o Glorioso disputou quase todo o primeiro turno na zona de rebaixamento, arrancando depois para a conquista de uma vaga na Copa Libertadores.

“Ano passado infelizmente o nosso começo não foi dos melhores e tivemos que fazer uma temporada de recuperação. Agora, a nossa ideia é ter um bom começo de Campeonato Brasileiro e ir somando pontos. Não é nada fácil enfrentar uma competição deste porte jogando de maneira paralela à Copa do Brasil e à própria Copa Libertadores, que é uma prioridade. Mas não podemos deixar as coisas ficarem complicadas no Brasileiro”, disse o zagueiro Emerson Silva.

O lateral esquerdo Víctor Luís concorda.

“Em termos de pontuação, se formos analisar, o Botafogo teve apenas um turno de bons jogos, tanto que saiu da zona de rebaixamento para arrancar uma classificação para a Copa Libertadores, algo que acabou ficando marcado dentro da própria competição. Mas vamos encontrar dificuldades, pois são muitas competições em paralelo. O que não podemos pensar é em deixar para somar pontos depois e por isso mesmo o segredo é encarar cada partida como uma verdadeira decisão”, assegurou o lateral.

Pensamento parecido tem o goleiro Helton Leite.

“O Botafogo sabe que o Campeonato Brasileiro é muito complicado e não dá para ficar deixando para somar pontos depois. Temos que partir com tudo desde a nossa estreia para não termos maiores problemas”, falou Helton Leite.

Após dois dias de folga, o elenco se reapresentou nesta segunda-feira para um trabalho regenerativo. A definição da formação que vai a campo contra o Grêmio, porém, acontecerá apenas nas últimas atividades da semana.

Fonte: Gazeta Esportiva