O Botafogo defenderá o título de campeão estadual em 2014, mas o torneio também servirá de preparação e teste para o elenco. O técnico Eduardo Hungaro e a diretoria decidiram escalar um time de reservas e juniores nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca para que o time titular tenha mais tempo de pré-temporada. Tudo por um bom desempenho na Libertadores.

O time de General Severiano disputará três partidas pelo Carioca até estrear na fase preliminar da Copa Libertadores, no dia 29 de janeiro, contra Deportivo Quito, do Equador. Com isso, o estadual servirá como uma espécie de laboratório para jovens promovidos da base. Resende, Bangu e Cabofriense serão os adversários nos jogos em que o Alvinegro atuará com time misto.

O meia Daniel e o volante Sidinei, que foram promovidos dos juniores em dezembro deste ano, farão parte desse grupo. Além deles, outros jogadores já testados na equipe principal, como o meia Gegê e os atacantes Sassá e Henrique, terão oportunidades no Carioca.

“Teremos duas equipes. Aquela que começará a Libertadores vai ser preparada exclusivamente para o jogo do dia 29, e a outra, para o estadual. Está decidido. O Campeonato Carioca é importante, queremos conquistar o bi, mas no Botafogo só se pensa na Libertadores e no jogo do Deportivo Quito. É a nossa prioridade”, afirmou Eduardo Hungaro.

A intenção da diretoria é manter o trabalho com jovens da base, mesclando o elenco com outros atletas mais experientes. O Botafogo foi a equipe que mais contou com ‘pratas da casa’ entre os quatro grandes do Rio em 2013: 18 atletas. Dedé, Fabiano e Gilberto também devem fazer parte do time B, assim como Cidinho, que retorna de longo tempo de lesão.

O jogo de volta da primeira fase da Libertadores acontece no dia 5 de fevereiro, ainda sem local definido, mas provavelmente no Maracanã. Em 2013, o time carioca optou pelo estadual quando ficou próximo do título. Classificado para a final da Taça Rio contra o Fluminense, o Botafogo atuou com reservas durante jogo contra o CRB, pela segunda fase da Copa do Brasil.

O elenco do Botafogo se reapresenta para a pré-temporada na segunda semana de janeiro, mas ainda sem data definida. O local dos treinamentos também não foi definido pela diretoria, mas a tendência é que eles sejam feitos em Saquarema, no complexo da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

Fonte: UOL