O técnico Ricardo Gomes vai usar um jogo-treino nesta terça-feira, às 15h(de Brasília), contra a Portuguesa, que disputa o Campeonato Carioca, para projetar o time de olho no duelo contra o São Paulo no próximo domingo, às 16h15(de Brasília), no Morumbi, em São Paulo (SP), pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. A atividade visa ainda manter o ritmo dos atletas, já que o Alvinegro não jogou no fim de semana, pois seu duelo contra o Grêmio foi adiado devido aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Ricardo Gomes poderá aproveitar o duelo para ver a condição física de alguns atletas que ficaram entregues ao departamento médico nos últimos dias. O volante Rodrigo Lindoso, por exemplo, parece recuperado de uma lesão leve no músculo posterior da coxa direita e tem boas chances de atuar contra o São Paulo. A recuperação do jogador já é tratada como surpreendente. Outro que deve estar apto é o atacante chileno Gustavo Canales, que foi substituído na derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta por conta de dores no ombro direito, que já não o atrapalham mais.

Outra expectativa fica por conta do zagueiro argentino Joel Carli, que vinha de fora dos jogos por conta de desgaste muscular. O jogador é tido como importante para dar segurança à zaga, formando dupla com o jovem Emerson Santos. Os dois, ao lado do volante Aírton, são vistos como o ponto de equilíbrio para a defesa botafoguense.

“O período sem jogos é sempre importante para recuperar o elenco, que sentiu bastante o desgaste da última maratona, pois tivemos que fazer alguns jogos em alto nível, como contra Bragantino, que valia a classificação na Copa do Brasil, e Palmeiras, que lidera o Campeonato Brasileiro. Isso inclusive acabou nos prejudicando na partida contra a Ponte Preta. Agora vamos recomeçar e projetar a sequência”, disse Ricardo Gomes.

Quem não estará treinando com o elenco é o meia argentino naturalizado boliviano Damián Lizio, que vai ter que se submeter a uma cirurgia por conta de uma pubalgia. O jogador, que não atua desde abril, deverá ficar afastado dos gramados até setembro. Contratado com status de titular, Lizio nunca conseguiu se firmar e seu quadro é preocupante, pois ele tem um dos salários mais altos do elenco.

O Botafogo se encontra na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com vinte pontos conquistados, porém, com um jogo a menos que a maioria dos seus concorrentes diretos. Pelas contas da comissão técnica, será preciso mais 25 pontos para afastar qualquer risco de queda.

Fonte: ESPN.com.br