A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu nesta terça-feira detalhes da disputa do Campeonato Carioca de 2015. Com maior tempo de preparação para os jogadores, o torneio começa a ser disputado apenas em 1º de fevereiro. A rodada de abertura para os grandes do estado será contra times menores. O primeiro clássico será entre Fluminense e Vasco, pela sexta rodada do torneio.

Com a mesma fórmula de disputa desta temporada – turno único, distribuídos em três fases com Taça Guanabara (fase classificatória), semifinal e final –, o Carioca-2015 tem a última data marcada para 3 de maio.

A Ferj definiu tabela com 70% do campeonato disputado aos finais de semana. Com a intenção de faturar mais alto, todos os clássicos serão realizados aos domingos para que haja maior apelo para a presença de público.

Na primeira rodada do campeonato, Botafogo e Fluminense jogam dentro de casa. O Alvinegro enfrenta o Boavista, enquanto o Tricolor pega o Friburguense. O Flamengo visita o Macaé. Já o Vasco encara, também fora, a Cabofriense.

Planos para 2015
No Conselho Arbitral da Ferj, uma das prioridades foi a discussão sobre como atingir melhorias capazes de acabar com o baixo público – detalhe marcante das últimas edições do campeonato. O presidente Rubens Lopes citou segurança, horário, local dos jogos e até mesmo a qualidade dos atletas.
O cartola utilizou um gráfico de 2011 para mostrar que a bilheteria é a menor receita dos clubes. No entanto, ele afirma querer motivar torcedores a irem ao estádio. Lopes ainda citou que o público diminuiu nos estádios, mas a bilheteria da competição cresceu.
Veja os confrontos da 1ª rodada do Carioca:
Botafogo x Boavista
Fluminense x Friburguense
Macaé x Flamengo
Cabofriense x Vasco
Resende x Bonsucesso
Tigres x Nova Iguaçu
Barra Mansa x Volta Redonda
Bangu x Madureira
Fonte: UOL