O Flamengo é o campeão do Torneio Octávio Pinto Guimarães de 2014. Na tarde chuvosa deste sábado (22), o rubro-negro venceu o Botafogo por 3 a 1 no estádio Nivaldo Pereira em Nova Iguaçu. Os gols do jogo foram marcados por Jajá, Darlan (2) para o Flamengo e Jean descontou para o alvinegro. Como já havia vencido o jogo de ida por 4 a 2, o Mengão sagrou-se campeão do OPG.
Com o término das competições do ano, as categorias de juniores dos dois times só voltam a campo em 2015, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição se inicia em janeiro
Matheus Sávio e Darlan fazem primeiro tempo espetacular
Precisando reverter o placar de 4 a 2, o Botafogo começou em cima do Flamengo. Mas o time não teve facilidade para chegar próximo ao gol rubro-negro. A zaga do Mais Querido estava bem postada a frente da área. O Glorioso só teve a primeira oportunidade clara aos sete minutos. Em cruzamento certeiro de Jean, Vinícius cabeceou forte para bela defesa de Daniel. Dez minutos depois, o Flamengo assustou pela primeira vez. Matheus Sávio driblou o defensor alvinegro e chutou forte no canto direito, passando muito perto da trave.
A equipe rubro-negra voltou a atacar logo no minuto seguinte e abriu o placar com Jajá. Em passe sensacional do meio campo Matheus Sávio, o atacante tocou na saída do goleiro Saulo. Aos 22 minutos, Jean fez falta dura em Marquinhos. O lance causou uma enorme confusão que resultou nas expulsões dos volantes Dierson pelo lado do Botafogo e de Léo Henrique pelo lado rubro-negro. Matheus Sávio estava endiabrado. Outra jogada individual dele que passa para Jorge fazer belo cruzamento na cabeça de Darlan. O atacante cabeceia no contra-pé de Saulo e faz o primeiro dele no jogo e o segundo do Flamengo.
O rubro-negro não parava de atacar. Em boa trama do ataque rubro-negro, Matheus Sávio passa para jorge na esquerda, o lateral cruza novamente para Darlan, mas a zaga botafoguense se antecipa e tira o perigo. O Flamengo tanto insistia que chegou ao terceiro gol aos 46 minutos da etapa inicial. Matheus Sávio, em tarde inspirada, fez mais uma boa jogada e passou para Darlan, na pequena área, fazer de calcanhar. 3 a 0.
Flamengo controla o jogo, mas Botafogo desconta
No início da etapa final, Diego cruzou na pequena área para o atacante Vinícius cabecear por cima da meta. Três minutos depois, o Flamengo foi ao ataque pela primeira vez no segundo tempo. Darlan invadiu a área e caiu pedindo pênalti, o árbitro nada marcou e o lance causou uma nova confusão, mas desta vez ninguém foi expulso. O jogo ficou morno e truncado no meio de campo. O Flamengo passou a controlar a partida e não se arriscava mais ir ao ataque como fizera no primeiro tempo. Aos 26 minutos, a torcida flamenguista já gritava “olé”.
O Botafogo tentava se lançar ao ataque, mas esbarrava na sólida defesa rubro-negra. Aos 33 minutos da etapa final, o Flamengo quase fez o quarto. Nathan chutou forte, mas Saulo faz boa defesa e espalmou para a linha de fundo. Três minutos depois, o Botafogo respondeu em forte chute do lateral Jean de fora da área e inaugurou o seu marcador no jogo. 3 a 1. A partir desse momento, o Flamengo passou a tocar a bola no meio de campo e só esperou o apito final do árbitro. Flamengo campeão do Torneio OPG 2014.
A partida
Botafogo 1×3 Flamengo – Torneio OPG, final, jogo de volta – 22/11/2014 às 16h
Estádio Nivaldo Pereira (Nova Iguaçu – RJ)
Árbitro: Jeferson Gonçalves de Garcia
Assistentes: Wallace Ermilio dos Santos e Richardson Santos da Silva

Botafogo:
 Saulo; Diego, Baiano (Gustavo – intervalo), Emerson e Jean; Dierson, André (Paulo – intervalo), Dill e Rafael (Andrade 21’/2ºT); Leandro e Vinícius. Técnico: Mauricio de Souza.
Flamengo: Daniel; Ronaldo, Léo Duarte, Rafael Dumas e Jorge; Léo Henrique, Matheus Sávio (Juan Felipe 23’/2ºT), Cafu (Nathan 28’/2ºT) e Jajá; Darlan (Jackson 33’/2ºT) e Marquinhos. Técnico: Zé Ricardo.
Cartões amarelos: Jean, Emerson, Dill, Gustavo (BOT); Jorge, Marquinhos (FLA)
Cartões vermelhos: Dierson, Andrade (BOT); Léo Henrique, Jorge (FLA)
Gols: Jajá, 17’/1ºT (0-1); Darlan, 35’/1ºT (0-2); Darlan, 46’/2°T (0-3); Jean 37’/2ºT (1-3)
Fonte: FutRio