O Botafogo tem missão importante na tarde deste domingo. O time de Oswaldo de Oliveira precisa bater o Coritiba fora de casa – em jogo marcado para as 17h, no Couto Pereira – para retornar ao G-4 e chegar à última rodada do Campeonato Brasileiro em boas condições de se manter na zona de classificação para a Libertadores-2014. O Alvinegro teve semana de indefinições no ataque e, com isso, Bruno Mendes virou protagonista.

O titular Elias não treinou durante os dias de preparação para o duelo no Paraná por causa de dores na coxa esquerda e deixou Oswaldo em um dilema. Bruno surge como alternativa e vê o seu status mudar no fim da temporada de forma drástica. De dispensável por causa de jejum de gols e vida noturna agitada, ele passa a ser fundamental para a manutenção de um esquema de jogo com efetividade comprovada.

O sistema ofensivo do Botafogo funciona melhor com Rafael Marques mais distante dos zagueiros adversários. Com o camisa 20 adiantado, a produtividade despenca e o setor fica mais fraco. Por isso, Oswaldo não cogita fazer tal mudança em caso de veto do departamento médico alvinegro a Elias.

Bruno Mendes é a primeira opção e recebeu elogio de Oswaldo de Oliveira, mesmo que de forma indireta. “Nas últimas três rodadas, o time conseguiu assumir o ritmo de jogo que tinha anteriormente. Vejo os mais experientes atentos e menos sensíveis a uma oscilação. Agora, todos conseguiram esse estágio, e o crescimento coletivo ajudou os mais jovens. Todos estão muito motivados”, ressaltou o técnico.

O atacante foi importante na vitória sobre o Atlético-PR por 4 a 0 – marcou dois gols – e recebeu chance de jogar no empate com o São Paulo. Elias é o titular, mas está às voltas com problemas musculares e deu chance para Bruno Mendes se recuperar em um ano que tudo indicava que iria passar “em branco” para o jogador.

Contra o Atlético-PR, Bruno Mendes encerrou jejum que durava desde o dia 21 de abril. Nesta data, ele havia marcado diante do Volta Redonda, ainda pelo Campeonato Carioca. Neste período de ‘seca’, ele chegou a ser quarta opção de Oswaldo para pegar vaga de titular. Além disso, foi alvo de insatisfação por causa da vida noturna agitada.

O atacante tem vínculo com o Alvinegro até dezembro deste ano e pode ganhar a chance de sensibilizar a diretoria nestas duas últimas rodadas do Brasileirão. Bruno Mendes não está confirmado, mas deve entrar como titular no jogo deste domingo, contra o Coritiba.

O Botafogo tem 58 pontos e está na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do Goiás, primeira equipe do G-4. O Coritiba também precisa desesperadamente de uma vitória, mas para se livrar do rebaixamento. A equipe paranaense está na zona da degola, com 42 pontos.

Fonte: UOL