A vitória desta quinta-feira, contra a Portuguesa, fez o Botafogo dar um passo importante rumo as semifinais do Campeonato Carioca. Mais do que isso, a equipe também se aproxima agora das finais da Taça Rio. E uma vitória contra o Resende, neste próximo domingo, garantiria o Glorioso nas duas frentes dentro das competições do Rio de Janeiro.

Quadro geral:
3. Vasco – 18 pontos
4. Botafogo – 17 pontos
5. Nova Iguaçu – 16 pontos

Taça Rio:

1. Flamengo – 11 pontos
2. Botafogo – 10 pontos
3. Nova Iguaçu – 10 pontos

Se conquistar os três pontos no Nilton Santos nesse próximo final de semana, o Glorioso não poderá ser alcançado pelo Nova Iguaçu – que encara o Vasco – nas duas frentes. Até mesmo um empate pode interessar a equipe de Jair Ventura, dependendo do resultados entre os outros dois concorrentes alvinegros.

Isso porque, em caso de vitória do Nova Iguaçu, o Alvinegro se garantiria na frente do Vasco na classificação geral, garantindo – se o Cruz-Maltino não fosse as semifinais da Taça Rio – a quarta melhor campanha no Estadual. Para ainda completar, o time não teria que se preocupar com este returno do Estadual, que será disputada em meio aos jogos do Botafogo na Copa Libertadores.

– Hoje foi uma decisão, passei isso para eles, essa responsabilidade. Comecei mostrando a tabela, com o Botafogo fora das duas semifinais (Taça Rio e Carioca). Não pode. Ah, tem a Libertadores. A gente quer todo ano estar na Libertadores, mas tem que estar nos dois campeonatos bem. Claro que na vida não se consegue ter tudo, mas a gente luta para isso. É uma situação que incomoda por sermos uma equipe grande, temos que estar sempre nas finais – havia valorizado Jair na entrevista coletiva depois da goleada em Los Larios.

A tendência é de que o Alvinegro vá com força máxima para se garantir de vez – sem depender dos adversários – na fase decisiva do Carioca. Qualquer vitória garante o time nas semifinais (Carioca e Taça Rio). Um empate – mesmo não vindo com os três pontos – pode também garantir o time em ambos torneios.

Fonte: Terra