A Comissão de Arbitragem da CBF confirmou que houve erro do árbitro Rodrigo Batista Raposo (DF) no jogo onde o Botafogo derrotou o América Mineiro por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, no dia 16 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro.

Ao perder o controle da bola, o zagueiro mineiro, para impedir que o atacante do Botafogo tivesse a possibilidade seguir na jogada, segura a bola com a mão deliberadamente. O árbitro marca tiro livre direto e aplica cartão amarelo. De acordo com a Comissão de Arbitragem, o atleta do Coelho deveria ter sido expulso de campo.

Veja o que diz a CBF

Aplicação da regra: Árbitro apita corretamente a falta cometida pelo defensor por colocar a mão na bola deliberadamente, porém se equivoca na aplicação do cartão amarelo, pois, ao analisar a próxima jogada, há dois atacantes com possibilidade de controlar a bola, direção da meta, proximidade da meta e somente um defensor (goleiro) à frente, sendo assim cumpre-se os 4 elementos para clara oportunidade de gol, o cartão vermelho deveria ter sido aplicado.

Fonte: O Dia Online