Cinco meses após estreia, Botafogo tem equipe reformulada

Compartilhe:

Há exatos cinco meses o Botafogo entrava em campo pela primeira vez na temporada 2013. No dia 20 de janeiro, o time venceu o Duque de Caxias por 3 a 0. De lá pra cá, muita coisa mudou. Palco da vitória, o Engenhão é um dos grandes exemplos das transformações que houve desde então.

Naquela ocasião, o Alvinegro atuou com Jefferson, Gilberto, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Lodeiro; Henrique. Se comparada com a provável escalação (Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques) que enfrentará, dia 3, o Figueirense, pela Copa do Brasil, será notada uma diferença em nada mais, nada menos, do que sete nomes. Lucas, que começou a temporada com cansaço muscular, já retomou, naturalmente, a vaga de Gilberto; Antônio Carlos perdeu espaço para Dória, assim como Renato para Gabriel e Henrique para Rafael Marques. Andrezinho foi o escolhido entre os meias para dar lugar a Seedorf. Enquanto isso, outros dois atletas foram negociados: Márcio Azevedo e, recentemente, Fellype Gabriel.

Outra mudança significativa é com relação à situação de Oswaldo de Oliveira no cargo. Se no começo do ano a pressão era imensa e a demissão era esperada em pouco tempo, hoje o panorama é completamente diferente. Oswaldo comandou a equipe que conquistou de forma brilhante o Campeonato Carioca, conseguiu fazer Rafael Marques, seu pupilo, engrenar boas exibições e hoje goza de muito prestígio perante torcida e direção. A forma como vem lidando com os atrasos salariais e a mantendo o grupo sob controle com todos os problemas entren jogadores e diretoria também conta a seu favor. Ninguém mais pede a volta de Loco Abreu e Rafael Marques já ganhou música especial das arquibancadas.

Números da equipe em 2013:

28 jogos

20 vitórias

6 empates

2 derrotas (Flamengo, na Taça Guanabara, e Bahia, Campeonato Brasileiro)

Aproveitamento de 78%

59 gols marcados

15 gols sofridos

Títulos:

Taça Guanabara

Taça Rio

Campeonato Carioca

Premiações:

Sete atletas escolhidos para integrar a seleção do Campeonato Estadual

Seedorf foi eleito o craque do Campeonato Carioca

Vitinho foi escolhido como a revelação do Estadual

Campeonato Brasileiro

Classificação Pontos Jogos Vitórias Empates Derrotas  Saldo
1º Coritiba 11 5 3 2 0  3
2º Vitória 10 5 3 1 1  5
3º BOTAFOGO 10 5 3 1 1  3

 

Fonte: Lancenet!

Comentários