Os programas de sócio-torcedor são a “menina dos olhos” dos times brasileiros no momento. Visando engordar os cofres, as equipes fazem de tudo para fidelizar o fã e fazê-lo pagar mensalidade para torcer: campanhas na televisão e internet, promoções durante os jogos, mala-direta, etc. Mas, na hora de atender o torcedor que quer se tornar sócio, 2/3 das grande equipes do país falham no quesito.

É o que mostra teste feito pelo ESPN.com.br. Usando as áreas de “Fale Conosco” dos sites dos programas de sócio-torcedor, a reportagem mandou três perguntas (por meio de formulário próprio ou e-mail) para as 20 equipes da primeira divisão mais o Botafogo, que está na Série B. Os questionamentos foram todos enviados na última segunda-feira, 30/03, às 13h (horário de Brasília). Foi estipulado um prazo de 24h para as equipes enviarem resposta antes da publicação da reportagem, mas apenas sete esclareceram as dúvidas de um possível postulante a sócio.

As três perguntas feitas aos ouvidores ou assessores responsáveis foram baseadas em algumas das dúvidas mais comuns entre torcedores que querem se associar, segundo pesquisas. Foram elas:

1) Como faço para me tornar sócio-torcedor e qual é o custo?
2) Como faço para comprar ingressos depois de virar sócio, e quais são os preços?
3) Quais são as vantagens e direitos que tenho como sócio-torcedor?

Os e-mails foram enviados de um endereço normal, como se fossem de um torcedor comum, sem nenhum tipo de associação à ESPN.

Quem foi mais rápido no atendimento ao torcedor foi o Grêmio, que respondeu em apenas 23 minutos. A Ponte Preta, recém-promovida à primeira divisão, também mostrou agilidade: apenas 42 minutos até a resposta chegar. Palmeiras, Santos, Coritiba, Figueirense e Avaí foram os outros que deram atenção à demanda, demorando no máximo 4 horas.

Outras equipes, contudo, mostraram problemas no atendimento. Ao tentar enviar um formulário com as dúvidas para o Goiás, por exemplo, uma mensagem de erro impede a ação. A reportagem tentou repetir o envio mais de 10 vezes, mas não teve sucesso.

Vale ressaltar que alguns times não possuem área de “Fale Conosco” em seus sites de sócio-torcedor, como o Santos, por exemplo. Nesse caso, foi enviado um e-mail para a ouvidoria geral do clube, que se encarregou da resposta.

Veja qual foi o feedback dado pelos times via internet:

ATLÉTICO-MG (Galo na Veia)
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time mineiro não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas.

ATLÉTICO-PR (Sócio Furacão)
Quando respondeu: Não respondeu

AVAÍ (Sempre Avaí)
Quando respondeu: 1h23min após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Com a carteirinha de sócio o senhor tem desconto de 10% na loja do Avaí Store, descontos no Bistek em produtos da Ambev, além de outros estabelecimentos que tem convênio com o Avaí. No link abaixo, você poderá verificar os estabelecimentos conveniados: http://www.avai.com.br/beneficios/beneficios/

BOTAFOGO (Sou Botafogo)
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time carioca não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas.

CHAPECOENSE  (Sócio Torcedor)
Quando respondeu: Não respondeu

CORINTHIANS (Fiel Torcedor)
Quando respondeu: Não respondeu

CORITIBA (Sócio Coxa Branca)
Quando respondeu: 1h23min após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “No plano contribuinte o senhor acessa os jogos com a sua carteira de sócio, pode se escrever em promoções que o Clube promove exclusivas para sócios e tem desconto no Clube de benefícios (empresas parceiras). Para se associar ao Coritiba, você deve comparecer à ‘Central de Relacionamento com o Sócio’, no estádio Couto Pereira, portando o RG, CPF e o comprovante de residência”

CRUZEIRO (Sócio do Futebol)
Quando respondeu: Não respondeu

FIGUEIRENSE (Seja Sócio)
Quando respondeu: 4 horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Apenas o sócio da modalidade SÓCIO TORCEDOR precisa comprar ingresso para ter acesso ao estádio nos jogos do clube, os demais, pagam um valor mensal e têm o direito de participar das partidas sediadas pelo clube. O plano sócio torcedor garante o desconto de 50% na compra do ingresso e pode ser adquirido na bilheteria do estádio”

FLAMENGO (Nação Rubro-Negra)
Quando respondeu: Não respondeu

FLUMINENSE (Sócio Futebol)
Quando respondeu: Não respondeu

GOIÁS (Nação Esmeraldina)
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: O site apresentou a seguinte mensagem de erro quando o formulário foi enviado: “ERRO ao tentar enviar contato”

GRÊMIO
Quando respondeu: 23 minutos após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Benefícios exclusivos para sócios:
* Descontos exclusivos no programa Futebol Melhor
* Têm a preferência de compra de ingresso com antecedência de72 horas antes do jogo.
* Tem desconto na Unimed, Plano de Saúde dentário, farmácias, academias
* Pode comprar ingresso pela internet ou na bilheteria exclusiva.
* Sócios em dia participam de ações promocionais exclusivas realizadas através do Quadro Social.
* Desconto de 10% na loja Grêmio Mania.
* Direito a voto nas eleições”

INTERNACIONAL (Seja Sócio)
Quando respondeu: Não respondeu

JOINVILLE (Sócio JEC)
Quando respondeu: Não respondeu

PALMEIRAS (Avanti)
Quando respondeu: 3 horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Para saber os planos e os benefícios acesse: https://socio-palmeiras.futebolcard.com/planos. Quando se tornar um sócio você tará os descontos de acordo com o plano que for assinado, e irá comprar no site da FutebolCard com seu login de Sócio Avanti”

PONTE PRETA (Seja Sócio Torcedor)
Quando respondeu: 42 minutos após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Para adesão ao Camisa 10, hoje temos disponível apenas o TC10+ Arquibancada com o custo mensal de R$ 50,00 + R$10,00 referente a emissão da carteirinha (somente na adesão), com esse plano o senhor tem direito a assistir todos os jogos da Ponte Preta aqui no Majestoso, sem a necessidade da compra de ingresso”

SANTOS (Sócio Rei)
Quando respondeu: 1h30min após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória.
Trecho da resposta: “Após optar por ser sócio e receber a carteirinha, você poderá comprar ingressos pelo computador aravés de matrícula e senha. Quanto aos preços dos ingressos, variam de partida a partida e de local”

SÃO PAULO (Sócio Torcedor SPFC)
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time paulista não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas.

SPORT (Pelo Sport Tudo)
Quando respondeu: Não respondeu

VASCO
Quando respondeu: Não respondeu

Fonte: ESPN.com.br