Terminada a temporada de 2018, é hora de pensar no ano que vem. Em 2019, o Botafogo disputará o Campeonato Carioca, Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, um calendário bem cheio. Pensado nisto, o Glorioso já se movimenta para a formação do elenco.

Um dos destaques da equipe na reta final do Brasileirão, o atacante Erik, contratado por empréstimo junto ao Palmeiras, retorna ao Alviverde. Após a participação no Brasileirão, a diretoria alvinegra promete se esforçar para manter o jogador para a próxima temporada.

O zagueiro Yago, cedido pelo Corinthians, deve ser devolvido, assim como Brenner, emprestado pelo Internacional, e Renatinho, pelo Mirassol (SP). Dudu Cearense e Luis Ricardo, com contratos se encerrando no fim do mês, não permanecem.

Além de Yago, outros dois atletas do atual elenco são emprestados pelo Timão. O Botafogo busca entendimento com o clube paulista para a permanência do lateral-esquerdo Moisés e o volante Jean. O uruguaio Aguirre, contratado por empréstimo junto a Udinese, da Itália, tem até junho de 2019 para mostrar serviço.

Emprestados pelo Botafogo ao Ceará, Leandro Carvalho e Arnaldo podem retornar ao Glorioso, assim como Fernandes, cedido ao Atlético Goianiense.

Fonte: Esporte 24 Horas