Que o calendário do futebol brasileiro é apertado não é mais segredo. Cientes do problema, a comissões técnicas dos clubes iniciam o planejamento para encarar a maratona de jogos desde o início da temporada. No Botafogo não é diferente. O mês de setembro já bate na porta e, com ele, um pacote de oitos jogos. Com isso, o setor de fisiologia do Alvinegro está de olhos abertos e já busca o melhor caminho para evitar lesões nos jogadores de General Severiano.

Para confirmar a tese, a reportagem do Esporte Interativo conversou com o preparador físico do Botafogo, Ednilson Sena. Responsável por preparar o elenco para encarar a maratona de jogos garantiu que o elenco alvinegro está pronto para enfrentar a sequência difícil de partidas em setembro e informou que, caso seja necessário, a comissão técnica vai buscar ajuda da tecnologia para poder acelerar a recuperação dos atletas.

“A partir do momento que sai a tabela do Brasileirão. A gente já planeja todo o campeonato. A gente planeja com antecedência todas as competições, o Carioca, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Foi tudo bem planejado. A gente já sabia que ia acontecer essa maratona de jogos, como tivemos na Série B, na temporada passada. Tivemos três semanas livres para trabalhar. fizemos algumas avaliações. Teve essa mudança de treinadores. O Jair não mudou em nada, pois continua com a mesma filosofia do Ricardo Gomes. Nesse período, agora, é tentar trabalhar mais a recuperação. Ao final dos jogos já começamos a suplementar os atletas. A gente faz quimioterapia. A gente recorre a aparelhos para acelerar a recuperação. Estamos atentos a todos esses detalhes. Não podemos pecar para perder jogadores futuramente”.


Botafogo comemora período sem lesões no time (Foto: Twitter Oficial Botafogo)
Botafogo comemora período sem lesões no time (Foto: Twitter Oficial Botafogo)

Nesta terça-feira (30), o Botafogo postou nas redes sociais uma foto do quadro da sala de fisioterapia com os dizeres Estamos trabalhando há 26 dias sem contusões. Em cima disso, a reportagem questionou ao preparador se, nesse momento, existe algum jogador que está recebendo alguma atenção especial. Sem titubear, Sena garantiu que a precaução vai ser em cima dos atletas que vêm atuando com mais frequência.

“Estamos preocupados com os jogadores que mais jogam. A gente tem que observar desde o carioca. a gente fica com o alerta ligado. Precisamos estar preocupados com a alimentação e descanso. E sempre fazendo a avaliação. Se o atleta estiver tendo problemas de recuperação, a gente já parte para a suplementação para fazer a recuperação o quanto antes. Precisamos fazer com que o atleta fique com o tanque cheio”.

Dudu Cearense faz trabalho específico na academia do clube (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Dudu Cearense faz trabalho específico na academia do clube (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Dudu Cearense chegou ao clube Botafogo no meio da temporada. Logo em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra, contra o Santos, no dia 5 de junho, o volante se lesionou. Após um período de recuperação, o jogador vai, aos poucos, mostrando estar apto para jogar em alto nível. Ednilson Sena explicou a atual situação do jogador e garantiu que Dudu estará pronto para entrar em campo contra o Grêmio, no próximo domingo (4).

“O Dudu Cearense chegou aqui com um problema no joelho. Chegou com atrofia, com uma força que não era suficiente para que ele pudesse desempenhar uma performance de alta intensidade. Ele chegou e, por necessidade, foi escalado para encarar o Santos. Fizemos um trabalho específico com o Dudu. Elaboramos um trabalho e seguimos na meta. Hoje, ele se encontra apto a jogar. Ele não foi para esse jogo ainda (contra o Atlético-PR), por uma questão de preservação. Pela Copa do Brasil ele não pode atuar. Contra o Grêmio, domingo (4), ele estará à disposição. Fizemos um trabalho muito diferenciado com ele para poder prepará-lo”.

Fonte: Esporte Interativo