Com veteranos em busca de brilho, Bota e Grêmio duelam

Compartilhe:

O Maracanã será palco neste sábado, às 18h30m, de um duelo que promete ser disputado no mais alto nível, entre equipes de destaque no Campeonato Brasileiro, o Botafogo e o Grêmio. Estará em jogo a segunda posição na tabela e a esperança de diminuir a diferença em relação ao líder Cruzeiro, que está em 11 pontos. O atual dono do segundo lugar é o time gaúcho, que tem 45 pontos, e o Alvinegro vem logo atrás, na terceira posição com 43.

Muito do sucesso de Bota e Grêmio, especialmente no início da competição, teve a participação de dois craques veteranos, Seedorf, de 37 anos, e Zé Roberto, de 39. Ambos, no entanto, tiveram uma queda de rendimento e buscam brilhar novamente na reta final do Brasileiro. Um dos líderes da equipe, O camisa 10 holandês ainda desfruta de muito prestígio com os companheiros e o técnico Oswaldo de Oliveira e não parece correr o risco de perder sua vaga entre os titulares.

O mesmo não aconteceu com o camisa 10 gremista. Ele era titular absoluto com Luxemburgo, que havia indicado sua contratação, e manteve sua condição no início do comando de Renato Gaúcho, inclusive como artilheiro da equipe, até machucar a coxa esquerda. No período que ficou fora, cerca de um mês, o Grêmio conseguiu bons resultados – cinco vitórias seguidas – no esquema 3-5-2. O veterano voltou a ser relacionado dia 31 de agosto, contra a Ponte. De lá para cá, foram dez partidas. Entrou no segundo tempo em duas. Começou outras quatro. E ficou no banco nas quatro últimas. Nenhuma como capitão, posto agora ocupado por Barcos. Na ausência do Pirata, Kleber assume a condição.

O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil (menos para o estado do Rio de Janeiro), e o PremiereFC exibe através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira tem alguns problemas e dúvidas para montar seu time. Bolívar, Edilson e Gabriel estão suspensos, e apenas dois substitutos estão confirmados: Dankler e Gilberto. No meio de campo, Renato irá jogar se não tiver dores. No ataque, Henrique e Bruno Mendes disputam uma vaga. A provável escalação do Alvinegro é: Jefferson, Gilberto, Dankler, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Bruno Mendes).

Grêmio: Renato Gaúcho não revelou a escalação e depende da recuperação de dois jogadores para mandar a campo o que tem de melhor no Grêmio: Rhodolfo (gripado) e Riveros (dores musculares) não participaram do último treino. A tendência é que a dupla fique à disposição, e o treinador opte pelo retorno do esquema 3-5-2. Vargas, suspenso – homem cuja entrada mudava o esquema – pode dar lugar ao zagueiro Saimon. O time provável é: Dida; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: Elias e Hyuri não foram liberados pela preparação física para esta partida. Bolívar, Edilson e Gabriel estão suspensos. Cidinho e Lucas, que foram submetidos a cirurgia, seguem no departamento médico sem previsão de retorno.

Grêmio: Vargas, suspenso, é o único titular impedido de atuar. Além dele, Gabriel (joelho esquerdo) está machucado.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Botafogo: Elias, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques, Renan e Seedorf.

Grêmio: Alex Telles, Bressan, Ramiro, Vargas, Werley e Zé Roberto.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). O árbitro trabalhou em 11 partidas neste Brasileiro, inclusive Botafogo x Cruzeiro, pela 3ª rodada, Botafogo x Internacional, pela 14ª rodada, além de Atlético-PR x Grêmio, pela 6ª rodada, e Vasco x Grêmio, pela 15ª rodada. Wilton Pereira aplicou 4,8 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 36,1 faltas por jogo e assinalou quatro pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Botafogo: mais uma vez fica o alerta para a equipe de Oswaldo de Oliveira, que é lider disparada em número de passes errados. Contra o Flu, a equipe teve um número mais baixo de erros em relação às seis rodadas anteriores e o que se viu foi um desempenho melhor em campo. Por outo lado, a equipe também arrematou pouco a gol, apenas nove vezes, e uma das virtudes do Botafogo é arriscar bastante. Está atrás apenas do Cruzeiro em número de finalizações à meta adversária, com média de 14 por partida.

Grêmio: no histórico entre as equipes no Maracanã, o Grêmio leva vantagem. Em jogos do Campeonato Brasileiro, o Tricolor obteve cinco vitórias, contra três derrotas e outros três empates. A equipe de Renato Gaúcho é a terceira que menos finaliza na competição, mas conta com uma ótima eficiência na frente. Com 31 gols marcados, a média é de uma bola na rede a cada 8,3 arremates. Outra virtude do time gaúcho é o baixo número de impedimentos. É o segundo time que menos fica em posição irregular.



Fonte: Globoesporte.com
Comentários