A Copa do Brasil terá mudanças na próxima temporada. Em 2021, os times que disputam a Libertadores vão ingressar na competição na terceira fase — até este ano, os clubes que participam do torneio continental entravam na disputa a partir das oitavas de final.
As alterações foram divulgadas pela CBF hoje em revisão do calendário do futebol brasileiro do ano que vem após a Conmebol modificar o cronograma da próxima edição da Copa Sul-Americana.
Além disso, a Copa do Brasil passará a ter sete fases ao invés das oito previstas anteriormente. O número de clubes participantes aumentará de 91 para 92.
Com a alteração no formato, as 12 equipes oriundas da Libertadores e outras competições nacionais (campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste) se juntarão a outras 20 que se classificarem nas fases anteriores.
A Copa do Brasil 2021 tem início previsto para 3 de março e término em 27 de outubro.
Revisão mantém jogos em Data Fifa
A revisão do calendário divulgada pela CBF nesta quarta-feira mantém conflitos com jogos da Data Fifa. Não haverá paralisação do Campeonato Brasileiro nas séries A, B, C e D durante a Copa América.
Além disso, os Estaduais seguem previstos para início em 28 de fevereiro. Com isso, os clubes não terão período de férias após o término no Campeonato Brasileiro de 2020 — previsto para terminar em 24 de fevereiro do ano que vem, em função da pandemia do coronavírus.
Vale lembrar que a CBF já havia divulgado um calendário de 2021 em agosto, mas precisou fazer mudanças em decorrência de conflito de datas da Copa Sul-Americana no ano que vem.