Ferroviária (SP) e Villa Nova (MG) abrem hoje, às 18h45m, em Araraquara, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, às 21h, Palmeiras e Paranoá (GO) fecham a primeira rodada do grupo E, com transmissão do SporTV. Conhecida por ser um dos testes finais na transição da base do futebol brasileiro para o profissional, a competição terá 120 clubes divididos em 30 grupos este ano. O único representante de fora do país é o Pérolas Negras, do Haiti, que já havia participado do torneio no ano passado.

Nesta primeira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata. A grande novidade desta edição é que os times poderão fazer até seis substituições por partida. A ideia é dar visibilidade e chance para um número maior de jogadores.

Botafogo e Vasco estreiam amanhã. Já Flamengo e Fluminense têm o primeiro compromisso marcado para quarta-feira. O primeiro carioca a entrar em campo será o Vasco, às 18h45m de terça, contra o Botafogo (SP), em São Carlos, com transmissão do SporTV, pelo grupo 9, que ainda tem São Carlos (SP) e Rio Branco (ES). A grande aposta do Vasco é o atacante Hugo Borges, de 19 anos, que fez 27 gols na última temporada. O time de São Januário foi campeão do torneio em 1992.

O compromisso do Botafogo é às 21h, contra o Alecrim (RN), pelo grupo 3, que conta ainda com Rio Preto (SP) e Sergipe (AL). O alvinegro é o único grande do Rio a não ter vencido o torneio. A melhor campanha foi um vice-campeonato em 1971. Para levantar esta primeira taça, o time acredita na velocidade e pontaria do centroavante Igor Cássio, de 18 anos, que foi o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro Sub-20 com cinco gols.

O Flamengo entrará em campo pela primeira vez às 21h de quarta-feira, contra o Central (PE), em São Caetano, pelo grupo 23, que ainda tem o time da cidade e o São Bento (SP). O destaque é o atacante Lincoln Correa, de apenas 16 anos, que fez 21 gols no Carioca Sub-17, dois deles na goleada de 6 a 2 na final contra o Vasco. Atual campeão, o clube da Gávea busca o quarto título da Copinha. Dos jogadores que estiveram em campo na final contra o Corinthians no ano passado, decidida nos pênaltis, apenas o zagueiro Dener e o meia Patrick estão inscritos nesta edição.

Dono de cinco títulos, o Fluminense estreia, às 20h de quarta-feira, contra o Real Noroeste (ES), pelo grupo 27, que ainda tem Grêmio Osasco e Interporto (TO). O volante Wendel, de 18 anos, que foi um dos destaques do time na última edição (o clube foi eliminado na segunda fase, na ocasião), espera que tenha mais partidas para mostrar seu futebol este ano.

Além dos quatro grandes, o Rio terá mais quatro representantes na Copinha. São eles: Volta Redonda, Boavista, Madureira e Nova Iguaçu. Esta é a edição com mais representantes do estado do Rio desde que a Copinha foi criada, em 1969.

Fonte: O Globo Online