A era Eduardo Barroca começou no Botafogo e com ele chegaram dois profissionais que também passaram recentemente pelo Alvinegro. O primeiro é Alfredo Montesso, experiente auxiliar técnico de 56 anos que esteve no Alvinegro em 2015, com René Simões, quando o clube deu início ao processo de volta à elite. O Preparador Físico Anderson Gomes, que estava com Barroca no Corinthians e também trabalhou com o profissional quando esteve no Sub-20 do Botafogo, novamente veste a estrela solitária.

Motivado pela oportunidade de voltar a trabalhar no Botafogo, o Auxiliar Afredo Montesso falou sobre o ambiente encontrado no Alvinegro e destacou a evolução na estrutura do clube, cenário diferente do encontrado no fim de 2014, quando chegou para auxiliar o então treinador René Simões. Agora, com Barroca, Montesso vê facilidade maior na comunicação entre os departamentos e o treinador e elogiou a forma de trabalho do novo comandante.

– Primeiro é uma satisfação voltar ao Botafogo. Deixei tantos amigos aqui e volto numa outra circunstância. Agora com o Barroca, um treinador muito promissor, inteligente e de uma intensidade de trabalho muito grande. Tudo isso me estimula muito a voltar e estar concentrado e focado em trabalhar nesse momento do clube. Óbvio que hoje estou encontrando um Botafogo diferente, bem mais organizado do que encontramos em 2015, com toda aquela estrutura se formando. Vejo o Botafogo muito mais equipado e acho que o suporte que temos hoje é muito diferente do que tivemos naquele momento. Isso é extremamente importante e temos que valorizar muito esse trabalho que foi feito – disse Montesso, que também destacou a responsabilidade de auxiliar a levar a equipe novamente ao caminho das vitórias

– É um desafio extremamente difícil no momento em que o clube precisa de resultados imediatos e isso demandam informações e atitudes diferentes do que tivemos naquele momento(2015), que era de reformulação. Quatro ou cinco jogadores permaneceram de uma temporada para outra. Hoje temos um grupo sólido e competente. Temos que reorganizar, trazer esses jogadores para junto do trabalho. O Botafogo sempre teve essa característica de crescer muito no trabalho conjunto e trazer jogadores do mercado para um potencial muito maior. Essa característica é muito forte e estou muito motivado para trabalhar.

INTEGRAÇÃO É FACILITADOR

Alfredo Montesso ressaltou a importância do trabalho integrado com todos os setores. Com dez dias de treinos até a estreia no Campeonato Brasileiro diante do São Paulo, no Morumbi, o auxiliar de Barroca acredita que a fácil comunicação entre a comissão técnica recém-chegada com os profissionais que já se encontravam no clube agilizará o processo por uma boa largada.

– Tudo isso é muito importante. O principal é que essa comissão técnica que encontramos aqui trabalha junto por muito tempo, o que facilita muito a via de comunicação. É muito mais rápido para o treinador a chegada das informações pelo relacionamento entre todos. Nesse ponto eu trabalho com o Barroca como uma facilitador por já ter estado com a equipe profisisonal. Acho que tudo isso ajuda nesse primeiro momento de coletar essas informações e potencializar muito o nosso trabalho aqui. O Barroca já disse das características que vamos encontrar nesses nove primeiros jogos, o que é muito interessante e temos que estar muito focados em buscar esse objetivo de alcançar o máximo de pontuação possível nesses noves jogos.

ANDERSON GOMES, O PREPARADOR FÍSICO

Após bom trabalho com o Sub-20 do Botafogo, Anderson Gomes seguiu para o Corinthians ao lado de Barroca e lá também obtiveram sucesso até o convite de retornar ao Glorioso. Para ajudar ainda mais, Anderson também já havia trabalhado com Alfredo Montesso em outro clube. Ambiente propício para um grande início.

– Estou muito feliz de estar na equipe principal do Botafogo, um clube de grandeza. Esse é um crescimento profissional imenso e esperamos corresponder a toda essa expectativa do torcedor e do clube. Trabalhar forte para obtermos o resultado. Já tive a oportunidade de trabalhar com o Alfredo antes em outro clube e é fundamental essa sinergia não só com o Alfredo e Barroca, mas com todo o departamento. Todo mundo faz parte do projeto, do processo e estão inseridos na programação do trabalho. Todos são importantes – disse Anderson Gomes.

O Preparador físico, que também conhece a comissão técnica permanente do clube, elogiou o trabalho desenvolvido e disse chegar para agregar valor a linha de pensamento que ele também acredita.

– Os profissionais do clube eu já conheço, estavam aqui quando estive no Botafogo e sei de toda qualidade deles. Venho para complementar o trabalho que já vinha sendo feito. A linha de pensamento que vinha sendo adotada aqui é a que eu acredito também e vamos trabalhar para que tudo aconteça da melhor forma possível. São dez dias de treinamentos e já estávamos acompanhando o que vinha sendo feito aqui. Será uma maneira de colocar o nosso pensamento em termos de futebol nesse período que é muito importante para isso – encerrou.

Fonte: Site oficial do Botafogo