Nesta quarta-feira, Alberto Valentim reestreia no Botafogo, pelo qual foi campeão estadual em 2018. E justamente contra o Vasco , clube pelo qual foi finalista do Estadual de 2019. O treinador, que até semana passada, estava no Avaí , vai iniciar seu sexto trabalho na Série A.
Por ora, o melhor aproveitamento de Valentim no torneio, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, foi há dois anos, quando dirigiu o Palmeiras em 11 partidas e conquistou 19 pontos, média de 1,73 por partida. Foram seis vitórias, um empate e quatro derrotas (23 gols a favor e 16 contra).
Em 2014, o técnico debutou no torneio pelo mesmo clube alviverde. Na ocasião, foram 10 pontos em seis partidas (média de 1,67 por confronto), nas quais venceu três, empatou uma e perdeu duas. Sob seu comando o Palmeiras levou quatro gols e fez o mesmo número a favor.
Ano passado, Valentim dirigiu Botafogo e Vasco no Brasileiro, como em 2019. Pelo Alvinegro, sua média foi de 1,42 ponto por embate: quatro vitórias, cinco empates e três derrotas (16 gols a favor e 14 contra). Foram 17 pontos em 12 partidas. Já pelo time de São Januário, o técnico conquistou 19 pontos em 19 jogos (média de 1 por partida). Foram quatro vitórias, sete empates e oito derrotas. Com 16 gols a favor e 20 contra.
Por fim, pelo Avaí, o treinador teve seu pior desempenho no Brasileiro até agora. Média de 0,87 ponto por confronto, com 13 conquistados em 15 jogos. Valentim somou três vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Abaixo, as campanhas de Valentim no Brasileiro: