Saídas, chegadas… Todo final de temporada é igual. E no Botafogo não será diferente. Faltando duas rodadas para o término da temporada, o Alvinegro já tem uma lista de atletas com os dias contados no clube. Em todos os casos, a saída se dará por conta de fim de contrato. Em alguns deles, a diretoria até tenta estender o vínculo, mas, em outros, as saídas acontecem por falta de interesse realmente. A barca é puxada por Roger, que é o artilheiro da equipe em 2017 e estará livre a partir de dezembro. ​O jogador, inclusive, já tem um acordo encaminhado e assinará com o Internacional por duas temporadas.

Veja outras situações:

Guilherme: Considerado o 12º jogador do elenco do Botafogo, o atacante está com os dias contados no Rio de Janeiro. Embora o clube carioca tenha demonstrado interesse em sua permanência, seu vínculo pertence ao Grêmio, e o técnico Renato Portaluppi conta com o seu retorno em 2018. Internamente, o Alvinegro já olha no mercado outras opções para o lado de campo para fazer sombra a Rodrigo Pimpão.

Emerson Santos: Com apenas 14 jogos em 2017, o zagueiro tem saída sacramentada desde agosto, quando firmou um pré-contrato com o Palmeiras. O defensor é cria da base e também era desejado pela diretoria alvinegra, mas os valores pedidos para a renovação de contrato foram considerados altos e não houve acordo. Desde o acerto com o clube paulista, o jovem não foi mais utilizado. A última atuação foi em 20 de agosto, tendo ficado algumas vezes no banco de reservas desde então, mas nunca solicitado pelo técnico Jair Ventura.

Victor Luís: Um dos pilares da equipe alvinegra, o lateral esquerdo também tem os dias contados no Botafogo. O jogador está emprestado até dezembro, e o Palmeiras já solicitou o seu retorno. Com a contratação de Diogo Barbosa, é possível que o atleta não seja aproveitado no clube paulista, mas um novo empréstimo está praticamente descartado. Victor deve ser negociado com o exterior ou rumar ao Cruzeiro, outro interessado.

Renan Fonseca: Fora dos planos da comissão técnica, o zagueiro não terá o contrato renovado. Nesta temporada, o jogador atuou apenas 10 vezes, nove no Campeonato Carioca e uma no Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o atleta segue treinando normalmente com o grupo, mas também está com os dias contados no clube carioca.

A lista ainda deve aumentar

Outro jogador tem futuro incerto em General Severiano. O lateral direito Jonas sofreu uma grave lesão nesta temporada e pouco foi utilizado. Com contrato até dezembro, o atleta tem a renovação estudada, mas a permanência é improvável. A expectativa é que o Botafogo fique com Arnaldo e Luis Ricardo, ambos com contratos renovados, e complete o elenco com jogadores da base, como Fernando e Marcinho.

Por outro lado…

A lista de jogadores com contrato se encerrando em dezembro ainda tem o zagueiro Emerson Silva, o lateral esquerdo Gilson e os volantes Airton e Dudu Cearense. Apesar do vínculo no fim, a expectativa é que todos permaneçam para 2018. O Botafogo chegou a conversar com os atletas por renovação, mas travou as tratativas por conta da reta final do Campeonato Brasileiro. A negociação será retomada no próximo mês e as permanências devem ser sacramentadas.

Fonte: Esporte Interativo