Não é de hoje que o Botafogo é reconhecido por ser um clube gigante. Mesmo com a tentativa midiática de reduzir a sua grandeza, sempre demonstramos o tamanho dessa Tradição e que realmente nunca foi moda. Movimentos como “Ninguém ama como a gente” e o mais recente caso, quando a torcida praticamente “contratou” o craque japonês Keisuke Honda, campanha que levou o Botafogo aos trending topics do mundo no Twitter, confirmam a tônica: O Botafogo é uma marca forte e rentável.

Banner da loja do FogãoNET para faixa japonesa

Porém, por muito tempo a comunicação do clube não acompanhou a evolução natural das mídias e a contemporaneidade dos recursos para aproximação entre a instituição e o seu torcedor, confundindo assim Tradição com Conservadorismo, algo que mercadologicamente falando não registra um papel de protagonismo e fatalmente, obstrui resultados, mas nesta temporada, os torcedores alvinegros começaram a se deparar com uma nova e inteligente participação do clube nas redes sociais. O perfil sério, quase beirando a sobriedade vem sido abandonado e no lugar, vemos postagens voltadas ao seu torcedor, gerando engajamento e a mudança de olhos do próprio mercado em relação ao clube.

Um dos maiores exemplos dessa mudança de postura do clube sobre a sua comunicação é a Botafogo TV, canal oficial do clube no YouTube. Um projeto de modernização visual, aliado a novos conteúdos como: Desafio entre jogadores, entrevistas, chamadas bem humoradas como o viral “Brota no aeroporto para Receber o Japonês” e a participação da carismática Samanta Alves comandando o quadro “Na Galera” onde mostra o pré e pós jogo com os torcedores, conteúdo esse que já aparece com um dos vídeos mais populares do canal, O vídeo dos bastidores da torcida no jogo Botafogo x Vasco chegou a marca de 47.095 visualizações com 1 semana de publicação (até o fechamento desta matéria). O Seleção Alvinegra conversou com o Emilio Adam, Diretor de Comunicação do Botafogo para bater um papo sobre esse novo momento da comunicação do clube.

SA: Emílio, É nítido a mudança de postura do Botafogo nas redes sociais. Podemos dizer que a Comunicação do Botafogo está rejuvenescendo?

EMÍLIO: Partindo desse princípio,o nosso objetivo é o de falar a mesma linguagem do nosso torcedor,cujo perfil é extremamente alegre e descontraído.Queremos que o nosso torcedor possa ter acesso a conteúdos positivos, engraçados para recuperar a alegria de brincar e resenhar sobre o nosso time.Tudo isto faz parte deste novo processo e ,olhando por este lado acredito que estamos rejuvenescendo sim. Nossa equipe estuda ,diariamente,as novas tendências que estão surgindo no mundo ,para nos mantermos atualizados.

SA: O que representa essa mudança internamente para o clube? Vocês já conseguem sentir os resultados dessa mudança de postura seja com os torcedores ou na área comercial?

Emílio: O Instagram do Jamal que o diga (risos) É muito gratificante quando estamos gravando os nossos programas populares,o torcedor nós reconhece ,vem nos abraçar,brincam conosco e querem aparecer nos vídeos. Isso nos demonstra que o nosso objetivo está sendo cumprido.O torcedor botafoguense está entendendo que as redes sociais do clube e a Botafogo TV,lhes pertencem e são feitas para eles.Quando.lemos os comentários positivos de nossos seguidores e vemos a felicidade dos mesmos,quando aparecem nos vídeos,isso nos motiva a seguir em frente com esta nossa nova proposta. Essa interação com o torcedor é muito gratificante para nós!

SA: Clubes como o Liverpool tem visto o engajamento nas redes sociais como uma fonte de captação de recursos, oferecendo conteúdo exclusivo para assinantes. O Botafogo pensa em potencializar suas mídias e explorar esse mercado?

Emílio: Eu citaria também , outros grandes cases como a Porto TV e Sporting TV,ambos de Portugal,onde temos grandes amigos que sempre nós acompanham, comentam nossas publicações e nos ajudam em nosso crescimento. Nós temos eles como grandes modelos. Nosso objetivo é termos conteúdos exclusivos que façam a Botafogo TV crescer ainda mais. Acreditamos que em um futuro próximo,a Botafogo TV possa vir a ser ,o canal pay per view do torcedor botafoguense,em qualquer lugar do mundo,sendo completamente independente e atendendo ao nosso conteúdo de forma particular ,com a cara do Botafogo,gerando receitas,que possam nos trazer as melhorias estruturais que necessitamos para avançarmos mais ainda.

SA: A Botafogo TV deu um verdadeiro show na cobertura da apresentação do Honra. A participação de Botafoguenses ilustres e influencers foram muito elogiadas nas redes sociais. Podemos ter novidades com mais participações como essas? O que esperar da Botafogo TV?

Emílio: Com certeza! Está tendência veio para ficar. Estamos muito felizes com os resultados do nosso trabalho: Isto somado a outros parceiros que há mais de 4 anos,nos ajudam neste projeto de Streaming,fazendo a Botafogo TV crescer e chegar à possibilidade transmissões dos jogos oficiais do jeito do nosso torcedor. Não vamos parar por aqui não.Muitas novidades vindo por aí (risos) O sonho continua ,com muito trabalho,afinco,profissionalismo,dedicação e amor;Vamos alcançar o nosso objetivo que é exatamente o padrão europeu

Se inscreva no Canal da Botafogo TV no YouTube e ative as notificações para não perder nenhum vídeo.

Fonte: Seleção Alvinegra