Dono da maior invencibilidade do Brasileirão, Botafogo desafia Palmeiras, que não perde há 28 jogos

Dono da maior invencibilidade do Brasileirão, Botafogo desafia Palmeiras, que não perde há 28 jogos

Botafogo e Palmeiras abrem a sexta rodada do Brasileirão 2019 neste sábado (24), com partida marcada para às 16h no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Além de ser a reedição da final do Campeonato Brasileiro de 1972, quando o Alviverde levou a melhor, também será o encontro entre a equipe que detém a maior invencibilidade em curso na primeira divisão com o clube que possui o recorde histórico do certame.

O time comandado por Luiz Felipe Scolari vem batendo seus próprios recordes desde o título brasileiro conquistado em 2018. Naquela caminhada, por exemplo, finalizou o torneio com 23 jogos de invencibilidade, superando os 22 compromissos sem derrotas da conquista de 1973. Já na atual temporada a equipe segue imbatível no Brasileirão e chegou a 28 partidas sem revezes, somando os jogos de 2018 aos até agora cinco de 2019, ultrapassando o número histórico da Academia bicampeã brasileira no início dos anos 70.

Se Felipão – que desde o seu retorno ao Palmeiras ainda não perdeu na Série A – tivesse chegado antes, ou se o Campeonato Brasileiro tivesse uma 39ª rodada em 2018, o Verdão ainda poderia bater uma marca que segue em poder do Botafogo. Em 1978, o Glorioso teve 24 jogos de invencibilidade até ser derrotado para o Grêmio na Terceira Fase daquele campeonato (a que antecedia às quartas de final). Ainda é, hoje, a maior invencibilidade considerando uma única temporada de primeira divisão.

Aquele Botafogo treinado por Zagallo, e com nomes como Paulo César Caju, também vinha de uma boa campanha no ano anterior, somando 11 vitórias e três empates. Mas naquela temporada o Atlético-MG conseguiu uma vitória a mais na Terceira Fase e, nos critérios de desempate, eliminou os cariocas – avançando até perder para o São Paulo na grande decisão. Seguindo o triste mantra das “coisas que só acontecem ao Botafogo”, o clube de General Severiano não conquistou nem o título de 77 nem de 78. Mas o prêmio de consolação foi ter alcançado dois feitos históricos: a maior campanha invicta em uma única edição e a de todos os tempos… até hoje.

Porque, com 28 jogos invictos, se o Palmeiras seguir sem perder daqui até o final do primeiro turno conseguirá igualar os 42 jogos de invencibilidade daquele Botafogo dos anos 1977 e 1978. Se o Alvinegro não entra, por causa de suas mazelas financeiras, em um Campeonato Brasileiro para disputar o título, se bater a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari ao menos terminará esta temporada 2019 ciente que o seu recorde histórico não será quebrado por outra equipe.

Fonte: Goal.com

Comentários