Depois do adiamento da última rodada devido à tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense, o Campeonato Brasileiro entra nesta segunda-feira na rodada derradeira. Com isso, o ESPN.com.br apontou o que está em disputa e quais clubes ainda têm objetivos, seja o vice-campeonato, a disputa por uma vaga na Libertadores ou Sul-Americana ou a luta contra o rebaixamento.

Como o Palmeiras alcançou a taça na rodada passada, Flamengo e Santos disputam o vice-campeonato, o que dará um prêmio de R$ 10,7 milhões, o que representa um montante de R$ 3,4 milhões acima do que receberá o terceiro colocado.

Quanto à briga por Libertadores, há a possibilidade de o G-6 virar G-7, se o Grêmio perder para o Atlético-MG na final da Copa do Brasil, depois de ter aberto uma vantagem de 3 a 1, fora de casa, no duelo de ida, fora de casa.

Além disso, é importante ressaltar que a Chapecoense foi dada como campeã da Copa Sul-Americana conforme falou o presidente do clube, Ivan Tozzo. Assim, está garantida na Libertadores.

  • VICE-CAMPEONATO

Estão na disputa: Flamengo (70 pontos) e Santos (68)

Flamengo: precisa vencer o Atlético-PR (fora) ou torcer para o Santos não ganhar

Santos: precisa vencer o América-MG (casa) e torcer para o Flamengo não ganhar

  • VAGAS NA LIBERTADORES (2 OU 3)

Estão na disputa: Atlético-PR (56 pontos), Botafogo (56), Corinthians (55) e Grêmio (53). Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG já estão confirmados na competição

Atlético-PR: já está garantido no G-7. Caso exista apenas o G-6, garante a vaga com uma vitória sobre o Flamengo (casa). Se empatar, precisa torcer para que Botafogo ou Corinthians tropecem. Se perder, precisa torcer para que Botafogo perca ou o Corinthians não vença

Botafogo: já está garantido no G-7. Caso exista apenas o G-6, garante a vaga com uma vitória sobre o Grêmio (fora). Se empatar, precisa torcer para o Atlético-PR perder ou o Corinthians não vencer. Se perder, torce para o Corinthians não vencer.

Corinthians: em caso de G-7, precisa de apenas um empate. Se perder, torce para que o Grêmio não vença ou que pelo menos não tira a diferença de 7 a -2 no saldo de gols. Em caso de G-6, precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo ou do Atlético-PR. Se empatar, precisa torcer pela derrota do Botafogo.

Grêmio: caso não vença a Copa do Brasil, precisará entrar no G-7 para confirmar a classificação à Libertadores. Para isso precisaria vencer e torcer por uma derrota do Corinthians. Ou precisaria vencer, torcer para o Corinthians empatar e tirar a diferença de 7 a -2 no saldo de gols

  • VAGAS NA SUL-AMERICANA (2)

Estão na disputa: Cruzeiro (48 pontos), Coritiba (46), Vitória (45) e Sport (44). Ponte Preta, São Paulo e Fluminense já estão garantidos. Assim como Atlético-PR, Botafogo, Corinthians ou Grêmio.

Cruzeiro: precisa de um empate contra o Corinthians (casa). Se perder, torce pelo tropeço de Coritiba ou Vitória.

Coritiba: precisa de uma vitória contra a Ponte Preta (fora). Se empatar, torce por tropeços de Vitória e Sport. Se perder, torce para derrota do Vitória e tropeço do Sport.

Vitória: precisa de uma vitória contra o Palmeiras (casa) e torcer para o Cruzeiro perder ou o Coritiba não vencer. Se empatar, torce para o Coritiba perder e o Sport não vencer.

Sport: precisa de uma vitória contra o Figueirense (casa) e torcer para Coritiba e Vitória não vencerem

  • BRIGA PARA NÃO SER O ÚLTIMO REBAIXADO

Estão na disputa: Vitória (45 pontos – -1 de saldo), Sport (44 – -8 de saldo) e Internacional (42 – -6 de saldo)

Vitória: precisa de um empate contra o Palmeiras (casa). Se perder, se garante na elite se o Sport perder e o Internacional não vencer. Na verdade, se garante na elite mesmo que o Sport empate e o Inter vença, desde que mantenha o melhor saldo de gols

Sport: precisa de uma vitória contra o Figueirense (casa). Se empatar, torce para o Internacional não vencer ou para que o Vitória perca e consiga tirar a grande diferença no saldo de gols. Se perder, torce para o Inter não vencer

Internacional: precisa vencer o Fluminense (fora) e torcer para o Sport não vencer ou para que o Vitória perca e ainda consiga tirar a diferença no saldo de gols

ESPN

Fonte: ESPN.com.br