Nesta terça-feira (29), o Departamento de Formação de Atletas do Corinthians foi comunicado pelo Departamento de Futebol que Dyego Coelho, técnico do Sub-20, será promovido para auxiliar técnico de Osmar Loss na equipe principal após a final da Copa do Brasil Sub-20 – neste sábado (02/06), às 10h45, no Morumbi, diante do São Paulo. Para seu lugar, foi contratado o técnico Eduardo Barroca.

O novo treinador estava no Sub-20 do Botafogo, onde foi campeão Brasileiro da categoria, em 2016, justamente diante do Corinthians. Lá, disputou sete finais e levou quatro títulos para a galeria do clube carioca.

“Fico feliz em receber esse convite. Tive uma passagem de poucos meses no Sub-17 do clube, no fim de 2010, mas acabei saindo para ser auxiliar da equipe principal do Bahia, onde trabalhei, inclusive com o próprio Coelho e com o Fabinho (Felix) [auxiliares do clube]”, comentou o novo comandante do Timãozinho. “É um prazer enorme aceitar esse desafio. O Corinthians é um clube de dimensões gigantes e quando me apresentaram o projeto, não pensei duas vezes em aceitar o desafio”, complementou.

Barroca começou sua carreira como preparador físico do Sub-13 do Flamengo, em 2000. Foi ser auxiliar da equipe principal do Madureira, em 2003, onde permaneceu até 2007. Seu primeiro trabalho como treinador foi no Sub-17 e no profissional do Sendas, entre 2007 e 2008. No ano seguinte, foi para o Pão de Açúcar para trabalhar novamente como auxiliar. Teve a breve sequência no Sub-17 do Corinthians e foi para o Bahia, onde chegou a assumir interinamente a equipe principal. Em 2014, foi para o Botafogo ser auxiliar da equipe principal, mas ficou pouco tempo, pois assumiu a coordenação técnica do Fluminense. Voltou ao cargo de auxiliar no Vasco da Gama, em 2015. Em 2016, retornou ao Botafogo para ser treinador do Sub-20 e foi convocado para ser auxiliar técnico da Seleção Brasileira da categoria neste período.

A integração com a equipe principal será inevitável: além de ter trabalhado com Coelho e Fabinho quando ambos eram jogadores no Bahia, Barroca tem uma ótima relação com Osmar Loss. “Nos enfrentamos diversas vezes na base nesses meus 15 anos no futebol”, revelou.

O novo comandante alvinegro se dedicou bastante aos estudos em sua carreira – é, inclusive, professor do curso de treinadores da CBF Academy. Se formou em educação física em 2006, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na mesma instituição, realizou uma pós-graduação em Treinamento Desportivo e Futebol. Tem ainda outra pós em Gestão de Pessoas, pela Universidade Estácio.

Fonte: Site oficial do Corinthians