O Botafogo está cada vez mais conhecido no Japão. A conexão entre clube e país ficou ainda mais forte após a chegada de Keisuke Honda, em março. Um dos efeitos causados pelo meio-campista, além das campanhas de marketing e a postura dentro de campo, é refletida no site oficial do Alvinegro, que vive um novo fenômeno de acessos desde a contratação do jogador de 33 anos.

Máscaras do FogãoNET para torcedores do FogãoNET durante a quarentena da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

O Japão é o país estrangeiro com maior número de acessos no site do Botafogo – e segundo colocado no geral, perdendo para os cliques vindos do Brasil – em 2020. Tradicionalmente, o posto de vice-campeão neste ranking sempre foi disputado entre Estados Unidos, atual terceiro colocado, e Portugal, em quarto.

Os acessos durante a madrugada – consequentemente quando está de dia no Japão, já que os fusos são invertidos – aumentaram consideravelmente no site do Botafogo. O Alvinegro também figurou, vale ressaltar, por dois meses seguidos entre os 15 clubes da América com mais interações no Twitter, de acordo com levantamento do perfil “DeporFinanzas”.

Antigamente, o Japão passava longe de estar no top-10 de países nesta listagem. A chegada de Keisuke Honda fez o Botafogo passar por uma nova realidade virtual.Com o objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade japonesa, o Departamento de Marketing do Botafogo possui ações previstas para cativar tal público. Estas operações, contudo, foram adiados por conta dos jogos e a pandemia do coronavírus. Internamente, tudo será retomado logo que a normalidade for restabelecida.

Loja do FogãoNET por Estilo Piti | O Site oficial do torcedor do Botafogo | Cupom de 10% de desconto

Ainda não é certo que o site do Botafogo terá uma versão inteira em japonês, mas o setor preparava um espaço customizado no portal voltado exclusivamente para o público nipônico.

A diretoria do Botafogo também tem se aproximado bastante do Consulado e da Embaixada Japonesas. O Departamento de Marketing já fez visitas ao Consulado, localizado em São Paulo, e mantém firme o contato com autoridades da comunidade mesmo durante a pandemia. O clube possui projetos para tocar quando a situação do coronavírus melhorar.

Honda atraiu milhares de japoneses para o Botafogo – os números nas redes sociais são a prova disto. A estratégia de marketing do clube, ao buscar a contratação do meia, portanto, está se concretizando.

Países com mais acessos ao site do Botafogo em 2020:

1. Brasil
2. Japão
3. Estados Unidos
4. Portugal
5. Não definido
6. Reino Unido
7. Argentina
8. Itália
9. Espanha
10. Alemanha

Vote na enquete abaixo:

Fonte: Terra