A última rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada no dia 8 de dezembro. Desde então, os clubes têm se movimentado por novos jogadores para 2014. Sobram especulações e sondagens. No entanto, a quantidade de atletas contratados entre os 12 principais clubes é pequena – apenas 15. Para “auxiliar” as diretorias e mostrar opções aos torcedores, sempre ávidos por novidades, o LANCE!Net selecionou 11 atletas que não permanecerão em seus últimos clubes.

Dos 11 jogadores que formam o time ao lado, dez já passaram dos 30 anos, mas três deles terminaram a temporada em alta: Dida, Rodrigo e Paulo Baier.

O goleiro, de 40 anos, ajudou o Grêmio a ter a segunda defesa menos vazada do Brasileirão. Foram 35 gols sofridos em 38 jogos – Dida sofreu 34. Ele não renovou o seu vínculo com o Tricolor e estaria na mira do Internacional.

Rodrigo, de 33 anos, ex-Grêmio, Inter, Flamengo e São Paulo, reencontrou o bom futebol no Goiás, mas não renovou com o Esmeraldino. Paulo Baier, por sua vez, tem 39 anos. Foram 13 gols em 36 jogos pelo Atlético-PR na temporada. Mesmo assim, a diretoria do Furacão não quis renovar com ele. O maior artilheiro do Brasileirão de pontos corridos (101 gols) busca um novo clube para 2014.

Completando o sistema defensivo, aparecem Gabriel e Kleber, lateral-direito e esquerdo, respectivamente, que não renovaram com o Internacional, e o zagueiro Durval, que deixou o Santos e pode não voltar ao Sport – o Leão já buscou Ewerton Páscoa e Ferron para o setor enquanto negociava com ele.

No meio, Leandro Guerreiro, ex-Cruzeiro, Renato Abreu, ex-Santos, e Hugo, que defendia o Goiás, também procuram novas equipes. O ataque conta com Rhayner, ex-Fluminense, e Reinaldo, ex-Flamengo e Botafogo, que disputou a última Série B pelo Paraná. Será que eles terão um destino em 2014?

Paulo Baier não terá o seu contrato com o Atlético-PR renovado para 2014 e busca um novo clube. Aos 39 anos, ele liderou o Furacão à final da Copa do Brasil e ao terceiro lugar do Campeonato Brasileiro. Foram 13 gols em 36 jogos ao longo desta temporada.

Baier é o maior artilheiro do Brasilerão na era dos pontos corridos. Em 13 de novembro, na derrota do Atlético para o Criciúma, por 2 a 1, ele alcançou a histórica marca de 100 gols pela competição desde 2003.

Neco Cirne, empresário do jogador, garantiu, ao L!Net, que mantém conversa com dois clubes interessados em Baier para 2014. A Coluna De Prima desta quinta indica que o Criciúma está próximo da sua contratação.

MUITA EXPERIÊNCIA…

Dos 11 jogadores selecionados, apenas Rhayner, que pertence ao Tombense, time que tem parceria com o empresário Eduardo Uram, é jovem: 23 anos. A média de idade da seleção elaborada pelo L!Net é alta: 33,6 anos. Dida soma 40, Paulo Baier tem 39, Leandro Guerreiro e Renato Abreu têm 35, o quarteto Rodrigo, Durval e Kleber e Reinaldo já alcançou os 34 e o lateral-direito Gabriel, com 32, é um dos mais jovens. Nenhum dos jogadores citados pensa, no momento, em aposentadoria.

ELES BUSCAM UM CLUBE PARA 2014

Jogador Posição Idade Último clube No Brasileirão-2013
Dida Goleiro 40 Grêmio 37 jogos e 34 gols sofridos
Gabriel Lateral-direito 32 Internacional 24 jogos e um gol
Rodrigo Zagueiro 33 Goiás 33 jogos e quatro gols
Durval Zagueiro 33 Santos 20 jogos e nenhnum gol
Kleber Lateral-esquerdo 34 Internacional 19 jogos e um gol
Leandro Guerreiro Volante 35 Cruzeiro 10 jogos e nenhum gol
Renato Abreu Volante/Apoiador 35 Santos 13 jogos  e dois gols*
Hugo Apoiador 33 Goiás 30 jogos e seis gols
Paulo Baier Apoiador 39 Atlético-PR 27 jogos e dez gols
Rhayner Atacante 23 Fluminense 22 jogos e um gol
Reinaldo Atacante 34 Paraná 21 jogos e oito gols**

* Renato Abreu fez quatro jogos pelo Flamengo com um gol e nove partidas pelo Santos com um gol.
** Os números de Reinaldo são referentes à Série B deste ano.

Fonte: Lancenet!