Sem o seu capitão Jefferson – que se apresentou à seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo nesta segunda-feira, mas não pôde entrar em campo nos últimos dois jogos –, o Botafogo inova na tentativa de encontrar um jogador capaz de liderar o time em meio à crise. O Alvinegro iniciou esquema de rodízio da faixa de capitão, para que algumas peças importantes do elenco guiem os companheiros dentro de campo nesta largada complicada no Campeonato Brasileiro.

O Botafogo está na zona de rebaixamento, após sete jogos disputados e apenas uma vitória. Em busca de novos nomes para comandar um elenco fragilizado por conta dos resultados ruins dentro de campo e dos salários atrasados fora dele, o técnico Vagner Mancini destinará o posto de capitão a diferentes jogadores até a pausa do torneio para a disputa da Copa do Mundo.

“Temos vários jogadores dentro do elenco que podem exercer liderança, temos tentado fazer com que cada um deles use a faixa de capitão para que exerçam essa liderança”, afirmou Mancini, que deu tal responsabilidade a Emerson Sheik no empate por 1 a 1 com o Vitória, no último domingo. “Isso é nato do Sheik e espero que, nos próximos jogos, quem for usar a faixa possa somar também”.

O camisa 7 alvinegro minimizou o fato de ter sido capitão do time e ressaltou que todos os atletas devem ter influência no sentido de ajudar o Botafogo neste momento. “Não falo como capitão, isso aqui é só uma faixa. Todo atleta que entra tem sua contribuição”, destacou o atacante.

No duelo anterior do Botafogo – em derrota para o Grêmio –, o escolhido para liderar o time em campo foi o experiente Bolívar. Companheiro do jogador na linha defensiva alvinegra, Dória é outro nome elogiado por Mancini pela capacidade de liderança sobre os demais jogadores, apesar de ter apenas 19 anos.

No entanto, Dória está fora do time por ter sido convocado para a seleção brasileira sub-21, que disputa o torneio de Toulon.

Na ausência do jovem zagueiro e com a lesão de Carlos Alberto, o lateral direito Edilson, que foi deslocado para o meio-campo na última partida do Botafogo, surge como favorito para participar do rodízio e ter a faixa de capitão.

Na próxima rodada do Brasileirão, o clube alvinegro enfrenta o Palmeiras, às 19h30 da quarta-feira, no Prudentão. O Botafogo segue na degola do Brasileiro, com apenas cinco pontos conquistados e na 17ª colocação.

Fonte: UOL