Depois de 12 anos, o Botafogo está de volta a Maceió para enfrentar o CSA, neste domingo, às 19h, no Rei Pelé, pelo Campeonato Brasileiro. E a lembrança da última visita do Alvinegro ao time alagoano é boa: o jogo de ida pela primeira fase da Copa do Brasil de 2007 terminou empatado em 1 a 1. Na partida de volta, a equipe carioca, à época comandada por Cuca, goleou por 5 a 2 e sacramentou sua classificação.
O histórico do confronto entre os times, que soma apenas oito jogos, é favorável ao Botafogo: são três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, justamente na primeira partida entre ambos, em 1976. Na última vez em que se encontraram pelo Brasileiro, na tumultuada edição de 1986 da competição, empataram em 1 a 1. Zagallo era o treinador do Alvinegro, e o grande nome do CSA era o ponta Mário Tilico.
Neste domingo, os dois times compartilham um ponto negativo: a dificuldade em balançar as redes no Brasileiro. Mesmo com boa campanha, o Botafogo tem o quarto pior ataque do campeonato, com seis gols marcados. Já o CSA é o último entre os 20 times da Série A, com apenas dois gols em sete jogos.
O forte do Alvinegro está na defesa, a terceira melhor do Brasileiro até aqui, vazada apenas cinco vezes em seis partidas — o gol do Palmeiras está fora desta conta porque o jogo não foi homologado. O fato soa até “estranho”, já que a equipe de Eduardo Barroca tem se notabilizado pelo estilo ofensivo, de proposição de jogo e “coragem”, como ele gosta de repetir.