Adversário do Botafogo na pré-Libertadores, o Deportivo Quito segue a cartilha do rival no quesito planejamento. Com os cofres bem mais vazios que os cariocas, o time equatoriano apertou os cintos na hora das contratações para o torneio. A começar pelo comandante, que veio das divisões de base, como deve acontecer com Eduardo Hungaro no alvinegro. Na última quarta-feira, o clube anunciou Juan Carlos Garay como novo técnico da equipe para 2014.

Opção da diretoria no momento de crise financeira e política, Garay está no clube desde 2008. Ele foi assistente técnico de Carlos Sevilla no título equatoriano de 2008. O técnico também comandou as divisões de base em 2011 e 2012, antes de retornar ao time principal em 2013. Mas, logo em seguida, voltou a trabalhar com os garotos.

Na apresentação do treinador, a nova diretoria afirmou que a decisão foi baseada em critérios técnicos. Por estar familiarizado com jogadores de todas as divisões, os dirigentes confiam na capacidade de Garay e do seu conhecimento do time. O clube também já confirmou o elenco da temporada do ano que vem, com poucas contratações, como a do atacante argentino Jonathan Hansen, de 23 anos.

Garay sabe dos desafios do clube, que conquistou três campeonatos nacionais nos últimos cinco anos: 2008, 2009 e 2011. Este ano, o futebol sofreu com atrasos de salários e a renúncia do presidente Fernando Mantilla, em setembro, após assumir o cargo em junho. O dirigente deixou o Deportivo Quito, segundo ele, pelo desgaste gerado com técnico e jogadores, que chegaram a abandonar a concentração em algumas ocasiões.

Sem se ater aos problemas extra-campo, o técnico não quer perder tempo. Por isso, antecipou o início da pré-temporada. Na próxima segunda-feira, o elenco vai começar a se preparar para a Libertadores. Bem antes do Botafogo, que só retornará das férias em janeiro. O dia ainda não se sabe ao certo. A diretoria pretende antecipar para o dia 2 de janeiro para ter mais tempo de treinamento. A data inicial prevista era dia 8, 20 dias antes da partida decisiva.

Assim como o Botafogo no Brasileiro, o Deportivo Quito terminou o Equatoriano em quarto lugar e conquistou a vaga para a fase inicial da Libertadores. O jogo de ida será no Estádio Atahualpa, dia 28 ou 29 de janeiro, e a volta, dia 4 ou 5 de fevereiro, provavelmente no Maracanã.

Fonte: O Globo Online