Na incansável busca por uma vaga na fase de grupos da Libertadores, Botafogo vai ao Paraguai encarar o Olimpia. o Alvinegro entra em campo com a vantagem de um empate ou derrota por um gol de diferença, exceto se o placar for 1 a 0. O atual elenco é formado em sua maioria por jogadores que estão disputando o torneio pela primeira vez. Conquistar a vaga, além de dar mais respeito ao clube, pode valorizar os atletas e é com este pensamento que os jogadores do Glorioso entram em campo às 21h45.

Rodrigo Pimpão, autor de dois gols na Libertadores 2017, pode alcançar a marca de Dirceu, único jogador do Alvinegro que conseguiu marcar gols em três partidas consecutivas na competição. Dia de grande responsabilidade! Para celebrar o retorno à Libertadores, galeria L! traz memórias dos últimos dez jogos disputados pelo clube no exterior.

Botafogo 3×2 Colo-Colo – Libertadores 2017 – Estadio Monumental David Arellano

Fresquinho na história, está o jogo entre Botafogo e Colo-Colo, que levou o carioca à terceira fase. Na primeira partida, disputada no Estádio Nilton Santos, o time da casa venceu por 2 a 1 e o empate em 1 a 1 no jogo de volta garantiu a vaga na terceira fase.

Botafogo 5×1 Deportivo Quito – Libertadores 2014 – Estádio Olímpico Atahualpa – 29/01/2014

A Copa Libertadores de 2014 foi a mais esperada pelos torcedores. Após campanha que poderia ter dado o título de campeão brasileiro ao Botafogo, o time conquistou apenas uma vaga na competição. 18 anos sem participar de uma Libertadores, a primeira partida fora de casa foi contra o Deportivo Quito, no Equador. No primeiro jogo, Deportivo Quito venceu por 1 a 0, mas na volta ao Maracanã, o Botafogo bateu os equatorianos por 4 a 0, com três gols de Wallyson e um de Henrique Almeida.


Botafogo 1×2 Unión Espanola – Libertadores 2014 – Estádio Santa Laura – 26/02/2014

No Chile, o Botafogo foi pressionado, mas garantiu empate de 1 a 1 com o Unión Española com gol de Ferreyra nos minutos finais da partida. Porém, na volta, o time chileno levou a melhor e venceu por 1 a 0. Na época, o Botafogo atravessava problemas e jogadores protestavam por salários atrasados. Com o placar final de 2 a 1, o Alvinegro teve que decidir seu destino na Argentina.

Botafogo 2×2 Independiente del Valle – Libertadores 2014 – Estádio Rumiñahui – 12/03/2014

Na noite do dia 12 parecia que tudo conspirava contra o Botafogo. No Equador, o técnico Eduardo Húngaro viu dois jogadores serem expulsos, o adversário vencer por 2 a 1 e as coisas ficarem ainda mais complicadas para o Alvinegro. Na volta, a vitória por 1 a 0, gol de Ferreyra, pôde tranquilizar o time que conseguiu ficar confortável no Grupo 2.


Botafogo 2×3 San Lorenzo – Libertadores 2014 – Estádio Pedro Bidegain – 09/04/2014

O Botafogo ainda era vice-líder do grupo quando o juiz apitou o início da partida. Mas, em Buenos Aires, o time do Papa venceu por 3 a 0 e fez os cariocas pularem para a lanterna do grupo, deixando-os de fora das oitavas de final. A vitória anterior por 2 a 0 não foi capaz de anular o resultado ruim e causar a permanência do time na competição.


Botafogo 2×5 Santa Fé – Copa Sul-Americana 2011 – El Campin, Bogotá, Colômbia – 25/10/2009

Na partida de volta contra o Santa Fé, o Botafogo foi goleado por 4 a 1. Em jogo destacado por falhas, o único gol do Alvinegro foi marcado por Alexandre Oliveira. No Rio de Janeiro, os times tinham empatado em 1 a 1, mas o resultado de nada adiantou para o Botafogo na Colômbia e o time acabou eliminado da Copa Sul-Americana.


Botafogo 3×2 Emelec – Copa Sul-Americana 2009 – George Capwell, Guaiaquil, Equador – 30/09/2009

No Equador, o Botafogo levou a pior e sofreu com o resultado de 2 a 1, mas nem tudo estava perdido. A vitória no primeiro jogo por 2 a 0 pôde tranquilizar o time, que avançou para as quartas de final.

Botafogo 2×5 Cerro Porteño – Copa Sul-Americana 2009 – Assunção, Paraguai – 21/10/2009

Fase complicada para o Botafogo. No Paraguai, Cerro Porteño derrotou o Alvinegro por 2 a 1 e ameaçou a permanência do time na competição. Na partida de volta, no Engenhão, a situação piorou ainda mais e a derrota por 3 a 1 dizimou as chances do time carioca.

Botafogo 4×2 América de Cali – Copa Sul-Americana 2008 – Pascual Guerrero, Colômbia – 24/09/2008

Na Colômbia, o Botafogo perdeu por 1 a 0 e recebeu o América de Cali no Rio de Janeiro precisando vencer por dois ou mais gols de diferença. Na disputa das oitavas de final, o Alvinegro conseguiu vencer os colombianos por 3 a 1 e garantiu a vaga.

Botafogo 2×4 Estudiantes – Copa Sul-Americana 2008 – La Plata, Argentina – 21/09/2008

A derrota por 2 a 0 para o Estudiantes de La Plata não desmotivou o Botafogo, mas os erros foram gritantes e nem o empate em 2 a 2 no Rio de Janeiro foi suficiente para livrar o time da eliminação da Sul-Americana nas oitavas de final.

Fonte: Terra