Dizem que qualquer pessoa faz algo melhor quando esta ação lhe traz bons pensamentos. Se for para levar tal ditado popular à frente, o Botafogo tem um motivo positivo consigo para a partida contra o Grêmio, neste domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O site do LANCE! transmite o duelo em tempo real.

A Arena do Grêmio foi o palco da partida que garantiu a classificação do Botafogo para a Taça Libertadores de 2017. Para um Alvinegro que vive um momento tão turbulento e instável em 2019, uma lembrança de um ocorrido há três anos pode servir como um estímulo para conquistar a segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro e afastar, de vez, qualquer possibilidade de se aproximar da zona de rebaixamento.

Na ocasião, as equipes disputavam a última rodada do Campeonato Brasileiro e o Alvinegro dependia apenas de suas forças para terminar nas seis primeiras colocações. O Alvinegro teve problemas no meio do caminho e a torcida, em um momento, ficou desconfiada que o resultado não chegaria – muito do que ocorre atualmente -, mas, no fim, o Glorioso saiu com o objetivo concluído.

Bruno Silva, aos 16 minutos do primeiro tempo, foi o responsável por marcar o gol da partida, que selaria a vitória alvinegra. O resultado, porém, não foi garantido de forma simples: no fim da etapa inicial, Airton e Sassá discutiram, e o volante foi expulso. Com um a mais durante todo o segundo tempo, o Grêmio pressionou, mas o Glorioso segurou a pressão e saiu da Arena com o triunfo.

Equipe do Botafogo contra o Grêmio, em 2016: Sidão; Alemão (Emerson Santos), Joel Carli, Emerson Silva, Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa, Camilo (Pachu); Rodrigo Pimpão, Sassá (Rodrigo Lindoso). Técnico: Jair Ventura.

Em 2019, o Botafogo não disputa vaga na Libertadores, mas também chega na Arena do Grêmio precisando de um resultado positivo para conquistar um objetivo. Com 33 pontos conquistados e ocupando a 13ª posição, a meta é se afastar do Cruzeiro, com 28, o primeiro time na zona de rebaixamento. A equipe de Alberto Valentim chega embalada por uma vitória de 2 a 1 sobre o CSA, na última segunda-feira.

– Nós temos os nossos objetivos. Quanto mais perto você ficar do primeiro, consequentemente com uma vitória você consegue abrir ou manter uma vantagem dos adversários diretos, aqueles que estão mais embaixo na tabela. A gente sabe que vitória é sempre importante para dar mais tranquilidade, elevar o moral. Estamos trabalhando bem esses dias em relação àquilo que precisamos mostrar contra o Grêmio para buscar essa vitória – afirmou o treinador, em entrevista coletiva.

MOMENTO DO GRÊMIO NÃO INFLUENCIA, GARANTE VALENTIM

Eliminado com uma goleada da Taça Libertadores, o Grêmio chega sob protestos para a primeira partida após a derrota de 5 a 0 para o Flamengo. No sábado, torcedores invadiram o treinamento do Imortal e pediram a saída de jogadores como Rafael Galhardo e André.

Alberto Valentim, porém, não se deixa levar por isso. O treinador do Botafogo afirmou que a equipe do Grêmio vai saber como superar a eliminação e chegar para o duelo do Campeonato Brasileiro sem pensar no que ficou no passado. O técnico alvinegro garante, por outro lado, que o Glorioso viaja para Porto Alegre com a intenção de trazer três pontos na bagagem.

– O Grêmio tem um treinador que sabe trabalhar muito bem o vestiário. Sabemos que no futebol nos momentos difíceis e felizes não há muito tempo para lamentar ou comemorar. No Brasil e mundo se joga de três em três dias. Sabemos que o Grêmio vai estar forte, ferido sim, mas pensando só no Brasileiro. Vamos prontos para enfrentar um time forte, que vem jogando bem há anos, com muita qualidade técnica e um treinador que sabe gerir muito bem isso. Vamos buscar o resultado lá, podem ter certeza disso – frisou Alberto Valentim.

Com uma vitória, o Botafogo pode terminar a rodada na 12ª colocação. Caso isto aconteça, será a primeira vez desde a chegada de Alberto Valentim que o Glorioso terminaria na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

Fonte: Terra