O Botafogo bateu na porta da Globo mais uma vez neste ano. E pelo mesmo motivo: o clube quer aparecer mais na grade de jogos da emissora. Agora, por outro lado, há uma diferença, já que o time disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, em datas que não coincidem com partidas das outras equipes do Rio de Janeiro.

O presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, marcou um encontro com a Globo na última quarta-feira; a reunião se encerrou após o fechamento desta edição. Na pauta, mais jogos transmitidos. A questão, que irritou a direção da equipe, é a quantidade de jogos do time marcados para sexta-feira e terça-feira, quando a emissora não passa futebol.

Até o momento, o Botafogo teve três partidas exibidas na televisão aberta durante a atual Série B do Campeonato Brasileiro. Duas delas, no entanto, foram pela Rede TV, e apenas uma pela Globo.

No primeiro semestre, o clube afirmou que o diálogo com a Globo foi positivo. Os dirigentes do time fizeram a mesma reclamação e teriam sido atendidos pela emissora. De fato, a equipe teve um número considerável de partidas exibidas: foram seis, no total. Em comparação, o Flamengo teve oito eventos transmitidos.

Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor comercial do Botafogo, Klay Salgado, cravou a situação incômoda vivida pelo clube: “Não é possível esse modelo em que Corinthians e Flamengo ganham o dobro do segundo grupo de times. Queremos estar mais próximos do modelo inglês de divisão de cota”, afirmou.

Vale a lembrança que o Botafogo esteve presente no primeiro grupo que resolveu romper o acordo com o Clube dos 13, que negociava os direitos televisivos coletivamente. No início de 2011, a equipe se juntou a Flamengo, Fluminense e Vasco para negociar com as emissoras de forma independente.

O Botafogo, por sinal, não está sozinho na reclamação. Recentemente, o presidente do Santos, Modesto Roma Jr, ironizou publicamente a Globo por preterir o clube em transmissões. Sobre a decisão entre o time praiano e o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, o dirigente zombou da emissora: “Não sei se vai ter nesse domingo o filme dos três porquinhos e no outro o do Netuno”.

Fonte: Máquina do Esporte