A vitória de 2 a 1 sobre a Cabofriense neste domingo manteve o Botafogo com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. A equipe, que está na liderança do grupo B com 15 pontos conquistados, só não teve a classificação para a próxima fase decretada matematicamente por conta de uma combinação de resultados, mas o fato é questão de tempo. Por conta disso, os jogadores comemoram a tranquilidade na tabela em uma semana que promete ser tensa, já que o “Glorioso” terá dois clássicos pela frente.

Nesta quarta-feira, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), o Bota enfrenta o Fluminense, às 21h45 (de Brasília), pela sexta rodada. Já no domingo, às 19h (de Brasília), tem encontro com o Vasco, em São Januário, às 19 horas.

O atacante Luís Henrique ressaltou como a boa campanha do time até o momento pode fazer diferença, principalmente pelo fato da sequência da tabela ser complicada.

“Para o Botafogo, as cinco vitórias foram muito importantes, porque nos deixaram em uma situação bem tranquila em termos de classificação para a segunda fase. Teremos dois jogos complicados pela frente, que são os clássicos, onde qualquer resultado acaba sendo considerado normal. Portanto, ter uma pontuação que nos dá tranquilidade para jogar estas partidas é algo que considero fundamental”, afirmou o autor do primeiro gol contra a Cabofriense.

O lateral direito Luís Ricardo também evidenciou sua opinião. O defensor tem a mesma linha de raciocínio do companheiro, e exaltou o momento que cada rival ultrapassa na competição, fatores que aumentam o grau de dificuldade e importância das partidas.

“Nos clássicos disputados até aqui na temporada, estamos percebendo um equilíbrio muito grande. Portanto, estamos conscientes de que teremos uma semana muito complicada. O Fluminense precisa do resultado porque está lutando pela classificação e o Vasco está com o melhor desempenho do outro grupo. Sendo assim, o Botafogo vai encontrar dificuldades e ter tranquilidade em campo é muito importante. Essa tranquilidade vai vir justamente dos cinco jogos que ganhamos até o momento. Sabemos que com essa pontuação dificilmente vamos deixar escapar a classificação e podemos buscar o jogo”, analisou o lateral.

Mesmo que perca para o Fluminense, o Botafogo garantirá a classificação de maneira antecipada caso América, Madureira ou Friburguense tropecem no meio de semana. O time de Nova Friburgo, por exemplo, vai encarar o Vasco no Rio de Janeiro.

O elenco do Botafogo voltou aos treinos na manhã desta segunda-feira, e o zagueiro Renan Fonseca, substituído contra a Cabofriense por conta de dores na coxa direita, mostrou-se bem melhor. Porém, sua escalação, assim como do restante do time, só será definida nesta terça, na atividade que vai anteceder à viagem para o Espírito Santo. Caso seja vetado, o argentino Joel Carli vai compor o setor com Emerson.

Fonte: ESPN.com.br