Horácio Nelson Wendel é engenheiro e matemático. É especialista em confecção de tabelas para campeonatos de futebol. Trabalhou para a CBF de 2001 a 2003 – ”o campeonato tinha 28 clubes, depois 26 e só eu poderia fazer a tabela, porque no mundo inteiro havia uma barbaridade dessas” – e é um crítico constante do que foi feito após sua saída. A tabela do Brasileiro de 2017 é considerada por ele, como um fator decisivo para a conquista do título. ”Ela é feita para ajudar o Flamengo. Não tem dúvidas. E o Corinthians é o segundo time mais favorecido, mas nada como o Flamengo”.
Abaixo a entrevista:
Por que o senhor diz que a tabela é feita para o Flamengo ser campeão?
Eu tenho 27 critérios científicos para a construção e uma tabela (leiam ao final da matéria). A tabela da CBF tem 73 erros. Um critério importante é não fazer três jogos seguidos em casa e nem três jogos seguidos fora. E o Flamengo tem dois períodos favoráveis. Da rodada sete até 13, ele faz seis jogos no Rio e apenas um. O critério dos três jogos é quebrado duas vezes, nas rodadas 7,8,9 e 11,12,13. E tem o segundo período, das rodadas 21 a 25
Vamos falar desse período e depois passamos para outro. Na rodada 7, o Flamengo pega Ponte Preta em casa, na oitava rodada, o Fluminense (mando do Flu), na nona, recebe a Chape, na décima, visita o Bahia, na 11ª, recebe o São Paulo, na 12ª, visita o Vasco e na 13ª, recebe o Grêmio. Não há três jogos em casa.
Aparentemente, não. Mas clássico no Rio, com torcida única não tem visitante. São seis jogos seguidos, em que o Flamengo sai apenas contra o Bahia. Dos seis jogos, cinco são no Rio. Olha a sequencia toda: Ponte Preta, Fluminense e Chape, no Rio. Sai para pegar o Bahia. Depois, São Paulo, Vasco e Grêmio, tudo no Rio.
No segundo período, citado pelo senhor, o Flamengo joga contra contra Atlético-MG (casa), Atlético-PR (casa), Botafogo (f), Sport (c) e Avaí (f). Não há três jogos seguidos em casa.
É o mesmo conceito do outro período. O Botafogo no Engenhão é campo neutro. São cinco jogos seguidos no Rio. Então, são dois períodos de 12 jogos em que o Flamengo sai do Rio apenas uma vez.
Mas, professor, o Brasileiro é turno e returno. Não fica tudo igual no final?
Não é assim. Nesse segundo período, ele vence vários jogos e deslancha para o resto do campeonato. Por que não foi feito isso para Avaí, Ponte Preta ou Atletico Goianiense? Por que foi feito para o Flamengo?
Em entrevista à Gazeta do Povo, Horacio Nelson apontou ainda o Corintians sendo favorecido no segundo turno, com uma sequencia de quatro jogos em São Paulo, entre as rodadas 11 a 14, contra Botafogo, Ponte Preta, Palmeiras (fora) e Atlético-PR, No returno, entre as rodadas 21 e 25, ele também vê facilidade para o Corinthians. Os jogos são contra Vitória, Atlético Goianiense, Santos (f), Vasco, São Paulo (f),
São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Santos, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Sport, Ponte Preta são os times que não farão duas partidas seguidas fora de casa e nem duas partidas seguidas em casa.
Os outros erros apontados por Horácio Nelson Wendel são os seguintes:
- O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 3-4-5
- O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio De Janeiro nas rodadas 27-28-29
- O Atlético joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 2-3-4
- O Bahia joga 3 vezes seguidas em Salvador nas rodadas 10-11-12
- O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 8-9-10
- O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 30-31-32
- O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 12-13-14
- O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 26-27-28
- O Cruzeiro joga 3 vezes seguidas em Belo Horizonte nas rodadas 10-11-12
- O Coritiba joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 21-22-23
- O Atlético-MG joga 3 vezes seguidas em Belo horizonte nas rodadas 29-30-31
- O Vitória joga 3 vezes seguidas em Salvador, nas rodadas 29-30-31
Abaixo, os 27 critérios usados pelo matemático para a confecção de tabelas. Estes critérios compõe um software com proteção autoral na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
4) Quem joga em casa na ultima rodada do turno, joga fora de casa na primeira rodada do returno, e vice versa.
5) Nas 2 primeiras rodadas, não há clássicos locais.
6) Nas 2 ultimas rodadas, não há clássicos locais.
7) Em cada turno, cada clube joga 9 vezes em casa, 9 vezes fora de casa, e o clássico local ou regional.
8) Em cada turno no Rio e São Paulo com 4 clubes, cada clube joga 8 vezes em casa, 8 vezes fora de casa, e os 3 clássicos locais.
9) Em cada rodada, em cidades ou regiões com 2 clubes, um clube joga em casa, e outro clube joga fora de casa.
10) No Rio e São Paulo, em cada rodada, 2 clubes jogam em casa e outros 2 clubes jogam fora de casa.
11) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo no sábado e 1 jogo no domingo.
12) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo na quarta feira e 1 jogo na quinta feira.
13) Sempre em 2 rodadas seguidas, 2 clubes de uma mesma cidade ou região, recebem e visitam 2 clubes de uma outra mesma cidade ou região.
14) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas em casa.
15) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas fora de casa.
16) Nas rodadas dos clássicos locais, um clube joga em casa na rodada anterior ao clássico, e antes disso, fora de casa. O outro clube joga em casa na rodada posterior ao clássico, e depois disso, fora de casa. Para esse efeito, os 2 clubes do clássico local jogam em casa.
17) Os 15 clássicos entre os 6 maiores clubes do Rio e São Paulo, são distribuídos 1 clássico por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.
18) Os 45 clássicos entre os 10 maiores clubes do Rio – São Paulo – Belo Horizonte – Porto Alegre, são distribuídos 3 clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.
19) Os 3 clássicos de cada rodada de fim de semana, são disputados 1 no sábado, 1 no domingo, 1 na segunda feira.
20) Os 3 clássicos de cada rodada de meio de semana, são disputados 2 na quarta feira em horários diferentes,e 1 na quinta feira.
21) Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam o maior numero de jogos possíveis, contra os 6 piores e os 4 novos admitidos da Serie B.
22) Nas 9 ultimas rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam entre si em busca do titulo o maior numero de partidas possíveis, os 10 piores jogam entre si para fugir do rebaixamento o maior numero de partidas possíveis, e melhores contra piores jogam o menor número de partidas possíveis.
23) Nos 20 primeiros domingos do campeonato, sempre haverá uma partida as 11 horas da manhã, nunca clássico local.
24) Cada clube joga 2 vezes as 11 horas, 1 vez em casa e 1 vez fora de casa.
25) Na ultima rodada 38, todos os jogos são realizados domingo no mesmo horário.
26) Nenhum clube joga 2 partidas seguidas com intervalo inferior a 72 horas.
27) A sequencia de adversários de cada clube no returno, é a mesma sequencia do turno.