Como todos os mercados, as transferências do mundo do futebol respeitam períodos de alta e baixa. E muitas vezes um time se dá muito bem ou muito mal nos negócios que faz.

E aqui o assunto é quem se deu bem!

O ESPN.com.br separou uma lista com 10 jogadores que se valorizaram bastante no ano de 2017. Veja!

ArtHur

Ricardo Rimoli/Agif/Gazeta Press

[]

Poucos conheciam Arthur no final do ano passado. Não por menos: ele mal havia tido chances no time profissional. Em 2017, porém, foi ganhando a vaga aos poucos, graças também a lesões de companheiros de posição. E se mostrou a grande revelação do futebol brasileiro do ano.

Peça fundamental no título da Libertadores, agora ele é escpeculado em clubes do quilate de Barcelona e Chelsea.

Segundo o site especializado Transfermarkt, seu valor cresceu nada menos que 13.900% em um ano e meio, de 100 mil para 14 milhões de euros.

ESPN

[]

Chegou ao Corinthians em baixa, desacreditado e até rendeu críticas da torcida à diretoria. Viu o clube fazer um esforço homérico para contratar Drogba. Ficou calado e só deu a resposta dentro de campo. Termina o ano como artilheiro e melhor jogador do Campeonato Brasileiro

E quem estava sem clube em 2016 agora é sondado até por clubes europeus como Napoli, Dortmund e Leverkusen. Nada mal para um jogador contratado sem custos!

Otero

ESPN

[]

Contratado no meio de 2016, Otero começou o ano ainda disputando uma vaga na equipe titular do Atlético-MG. Aos poucos, virou o maior especialista de bolas paradas no Brasil – e ainda anotou o gol mais bonito do Campeonato Brasileiro, do meio de campo.

Agora, é tido como inegociável pelo novo presidente atleticano.

henrique dourado

Lucas Merçon / Fluminense FC

[]

Assim como o corintiano Jô, ninguém esperava tanto de Henrique Dourado quando ele assinou com o Fluminense no ano passado. Aos poucos, porém, virou uma verdadeira máquina de fazer gols. Balançou tanto as redes que virou o artilheiro do Brasil em 2017. Muito também por ser um especialista em bater pênaltis.

Ainda tem contrato com o Fluminense, mas já admitiu que está de olho em possíveis propostas por ele.

Bruno Silva

ESPN

[]

Bruno Silva já era um jogador importante no Botafogo de 2016. Em 2017, porém, virou simplesmente fundamental. Tanto é que o time acabou caindo de rendimento justamente quando ele teve uma queda de rendimento individual.

Segundo volante com capacidade para jogar até como atacante pelo lado de campo, é um dos nomes mais disputados do mercado até agora. O Botafogo quer ficar com ele, mas Internacional e, principalmente, Cruzeiro fazem força para contratá-lo.

santiago tréllez

Djalma Vassão/Gazeta Press

[]

Santiago Tréllez chegou com pouquíssimo alarde quando foi contratado ao modesto Deportivo Pasto. E ninguém nem se lembrava que ele até já tinha passagem pelo Brasil, mas sem jogar uma partida sequer pelos profissionais do Flamengo.

Em campo, porém, foi peça fundamental na briga do Vitória contra o rebaixamento, principalmente pelos gols que marcou contra a Ponte Preta, em duelo marcado pela ‘dedada’ que tomou. Agora, Tréllez é disputado por ninguém menos que Corinthians e São Paulo.

zé rafael

ESPN

[]

Revelado pelo Coritiba e com passagens por Novo Hamburgo e Londrina, Zé Rafael é outro que chegou a Salvador praticamente desconhecido. No Bahia, porém, rapidamente ganhou destaque como um meio-campista completo, que participa das jogadas no ataque e ainda rouba muitas bolas na hora de defender.

Ainda com o Brasileirão em andamento, viu seu nome pipocar em quase todos os chamados gigantes do futebol nacional. E o Bahia faz jogo duro para não perdê-lo.

andré

Williams Aguiar/Sport Club do Recife

[]

Depois de uma passagem não tão boa pelo Corinthians, André estava praticamente esquecido no Sporting de Portugal. Bem verdade que a torcida do Sport fez festa para recebê-lo, mas nenhum dos chamados gigantes teve interesse em repatriá-lo à época.
Agora, porém, a situação é diferente. Um dos artilheiros do Sport, ele já vê seu nome aparecer na lista de especulações de vários clubes. Um deles é o Cruzeiro, que tem até vaga na Libertadores.

reinaldo

ESPN

[]

A torcida do São Paulo já tinha desistido de Reinaldo faz tempo. Só que agora ele é de novo a solução para a lateral-esquerda do time tricolor.

Reinaldo já tinha ido bem com a camisa da Ponte Preta, mas brilhou mais ainda este ano na reconstrução da Chapecoense. Acabou cogitado em outros clubes, como o Corinthians, mas viu o São Paulo bater o pé e dizer que conta com ele para 2018. E volta para ser titular.

felipe Vizeu

Gazeta Press

[]

A jovem revelação flamenguista tinha perdido completamente seu espaço com Paolo Guerrero como titular e ainda com Leandro Damião na reserva rubro-negra.

O destino, porém, acabou sorrindo a Vizeu. Damião acabou negociado, Guerrero foi pego em exame antidoping e o jovem centroavante ganhou a vaga mais uma vez. E não decepcionou, sendo um dos heróis do time na classificação à final da Copa Sul-Americana.

Fonte: ESPN.com.br