René Simões adora números e estatísticas. Isso costuma ajudar a pensar o time, de acordo com as suas necessidades. A vitória por 3 a 0 sobre o Resende será interessante para o exercicio que o treinador gosta de fazer. Segundo ele é possível fazer várias leituras do jogo. René mudou algumas vezes de esquema tático neste domingo no Engenhão, colocando inclusive Tomas na lateral. Para o técnico, esse sistema tático cíclico faz com que todos os atacantes do Botafogo tenham marcado pelo menos uma vez.

— No futebol são 11 espaços ofensivos e 11 defensivos. Não trabalho com posição, e sim com função. Na hora em que o Gilberto entra na área está na posição de atacante e tem que fazer a função de atacante. Com o Carleto na área hoje foi o mesmo. Essa rotatividade, quem cai onde estiver tem que fazer a função. Tem liberdade para circular, entrar na área. O Arão não fez gol ainda, mas vai chegar a hora, pode ter certeza. Eles têm liberdade para flutuar no campo. — avaliou René.

O treinador voltou a elogiar a mudança de postura do time.

— O primeiro tempo não foi tão bom. No segundo, o time entendeu melhor como se colocar em campo. A gente liberou o Giaretta para sair mais, e o primeiro gol saiu de uma virada de bola. Foi questão de entender melhor o jogo do Resende e ter feito os gols.

Os elogios de René não se limitaram à movimentação da equipe. Estreante como titular, Tássio recebeu atenção do chefe, assim como Rodrigo Pimpão, que voltou de lesão. Agora, o treinador tem um problema sério na briga pela titularidade do ataque. Jóbson e Bill vivem boa fase. Principalmente Jóbson. E Pimpão e Tássio provaram que podem ocupar uma vaga. René está adorando esse “problema”:

— O Tássio é um jogador interessante. Ele teve um tempo de ajustes fora do país e retornou. Teve um problema na vida pessoal e estava se ajustando bem. Tenho certeza que ele pode jogar melhor que jogou hoje. Nós precisamos saber utilizá-lo. Já o Pimpão é muito inteligente. Eu disse para ele procurar o espaço, ele começou a girar e acabou achando um gol ali. Isso é muito bom. Além de ter o ataque mais positivo, acho que somos a equipe que mais finaliza no Carioca. Isso é importante — destacou o treinador.

O Botafogo folga nesta segunda-feira e se reapresenta no Estádio Nilton Santos (Engenhão) na terça-feira. René quer cuidar da condição física dos jogadores durante a semana e evitar estafa.

Fonte: O Globo Online