Ex-diretor de marketing do Botafogo, o empresário Marcelo Guimarães lançará no dia 25 de fevereiro, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, o livro ‘Paixão S.A. – Como anda o marketing do clube do seu coração?’. A obra, publicada pela Editora CRV, aborda as técnicas capazes de enfrentar o dilema de promover marketing e boas práticas de gestão no ambiente turbulento e muito particular do futebol.
– Desenvolvi toda a minha carreira na iniciativa privada, em empresas de diversos segmentos de mercado, e nada se compara a dinâmica enlouquecida do futebol. Depois de minha passagem pelo Botafogo, percebi que não tínhamos literatura em escala sobre o assunto e achei que poderia colaborar com o avanço da dinâmica corporativa dos clubes, organizando minhas práticas e visões a respeito do marketing e seus múltiplos desdobramentos no mundo da bola – afirmou Marcelo Guimarães.
O livro aborda diversos temas relacionados ao marketing nos clubes de futebol e propõe estimular a reflexão sobre um assunto, que segundo o autor, é tratado a base de muito improviso e descompromisso organizacional.
– É claro que existem clubes que romperam as barreiras iniciais e que praticam marketing em bom nível, mas mesmo esses clubes ainda precisam avançar muito para produzir efeitos positivos em escala. E sobre os clubes que ainda não entenderam a importância do marketing, tem sempre um amigo criativo, que assume a responsabilidade de tocar o departamento, sem planejamento, nem estruturação organizacional – disparou o autor.

Dentre outras abordagens, o livro indica como elaborar um plano estratégico, como estratificar o mercado consumidor da bola e como estruturar uma equipe de marketing. Ele fala ainda das relações do marketing com o futebol, relaciona os principais erros cometidos pelos gestores, menciona sobre como estruturar a operação de uma arena e reflete sobre os programas de sócio torcedor. Aliás, sobre esse tema, já no lançamento do livro, o autor colocará um atendimento informando para os convidados interessados, o passo à passo de como se associar ao plano do seu clube do coração.
– Estimular a rentabilização dos clubes será uma missão do projeto ‘Paixão S.A.’ e aqueles que comparecerem ao lançamento, terão a sua disposição um serviço adicional para atendê-los sobre o assunto – complementou Marcelo.