O dia da decisão se aproxima. Botafogo e Corinthians se encontram na próxima terça-feira (13) para os primeiros 90 minutos da final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Como um campeão só se constrói com gols, os artilheiros alvinegros já estão aquecendo as chuteiras.

Além do título inédito para ambas as equipes, Renan Gorne, do Botafogo, e Carlinhos, do Corinthians, também têm chance de brigar pela artilharia da competição. Com os dois jogos da decisão pela frente, os jovens alvinegros tem seis e cinco gols, respectivamente. Pedro, do São Paulo, ainda é o goleador máximo do Brasileiro, com oito gols.

Às vésperas da final, Renan e Carlinhos conversaram com o site da CBF sobre ídolos e expectativas. Inspirados por Túlio Maravilha e Ronaldo Fenômeno, essa final pode ser o primeiro ato heroico de uma carreira que promete ser de muitos gols nos próximos anos.
INSPIRAÇÃO

Carlinhos: Sem dúvidas é o Ronaldo Fenômeno. Desde moleque eu o via jogar e se eu conseguir ser só um pouco daquilo que ele foi, ficarei muito feliz.
Renan: Tenho como base o futebol do Lewandowski e Suárez. Acho os dois os melhores modelos de centroavante do mundo! Quero poder jogar do nível deles um dia.

TÍTULO

Carlinhos: O título brasileiro vai ser muito importante, pois seremos os primeiros aqui no clube a conquistar esse troféu. Não só para o Corinthians, mas também vai acrescentar muito para a nossa carreira, já que vai nos coroar como os melhores do Brasil.
Renan: Vai me dar mais bagagem com certeza, pois é um campeonato muito importante no cenário nacional. Quero ser campeão brasileiro, pois será algo inédito para o clube no futebol de base, além de ser muito especial para mim no meu último ano na base poder trazer a Taça para General Severiano.

ARTILHARIA

Carlinhos: Ser artilheiro de um campeonato disputado como o Brasileiro Sub-20 é muito difícil, pois a disputa é muito grande. Estou próximo desta artilharia graças à confiança da comissão técnica e de meus companheiros no meu trabalho. Se Deus quiser, vou conquistar essa artilharia e, com isso, ajudar o Corinthians a ser campeão, o que é o mais importante.
Renan: Gostaria muito de ser artilheiro, mas o foco principal é ser campeão, independente de quem fizer o gol. Pode ser 1×0 com gol do nosso goleiro que tá ótimo (risos). Mas caso pinte a oportunidade de marcar e alcançar a marca de artilheiro e também ser campeão com certeza ficarei muito feliz.

ÍDOLO

Carlinhos: O grande ídolo que tenho aqui no Corinthians é o Cássio. Ele foi responsável por tantos títulos para o clube e é adorado pela torcida. Sempre representou a nação corintiana.
Renan: No clube, meu maior ídolo não poderia ser outro: Túlio Maravilha! No ano de 1995 foi importantíssimo para o título brasileiro do Botafogo e espero que eu esteja iluminado na final como ele esteve naquele ano, com seu faro de matador.

SELEÇÃO

Carlinhos: Defender a Seleção Brasileira é o sonho de todo garoto que joga futebol. E eu sonho, sim, em defender a minha seleção. Como eu disse, me inspiro muito no Ronaldo Fenômeno, e se eu conseguir um dia vestir a camisa 9 amarelinha, como ele fez, será incrível
Renan: Todo jogador sonha um dia em poder vestir a camisa de sua seleção. Quero muito poder realizar esse sonho e objetivo também. Não só de defender mas também jogar uma Copa do Mundo, e dar muitas alegrias ao nosso povo.

Fonte: Site da CBF